HISTÓRIA 91 O BRASIL E O MUNDO CONTEMPORÂNEO. 3a Parte.

23/11/2020
Aula 48 


O MUNDO CONTEMPORÂNEO

Movimentos de Contestação 

Martin Luther King Jr.
Fonte Imagemhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King_Jr.

Martin Luther King Jr. foi um pastor batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968.
Citação de KING

A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar.
A greve, no fundo, é a linguagem dos que não são ouvidos.
A escuridão não pode expulsar a escuridão; apenas a luz pode fazer isso. 

O ódio não pode expulsar ódio; só o amor pode fazer isso.

Fonte https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1308&bih=541&sxsrf=ALeKk03CZDYcXBk8L8mGY3bcBI1TFUclEQ%3A1606371316784&ei=9Ee_X9WyL_HX5OUPrOePkAQ&q=martin+luter+king&oq=martin+luter+king&gs_lcp=CgZwc3ktYWIQAzIHCCMQsQIQJzIHCC4QsQMQCjIECAAQCjIECAAQCjIECAAQCjIECAAQCjIECC4QCjIECAAQCjIECAAQCjIECAAQCjoHCCMQsAMQJzoHCAAQRxCwAzoECCMQJzoCCAA6BwgjEOoCECc6BQgAELEDOggIABCxAxCDAToICC4QsQMQgwE6BAgAEEM6BQguELEDOgQILhBDOgIILjoKCC4QsQMQChCTAlCAE1jHYmCkZ2gCcAJ4BIABiQKIAcgbkgEGMC4yMS4ymAEAoAEBqgEHZ3dzLXdperABCsgBCsABAQ&sclient=psy-ab&ved=0ahUKEwjV_Nq9x5_tAhXxK7kGHazzA0IQ4dUDCA0&uact=5



... Panelaço, apitaço, marcha ou carreata.
 Estas são algumas formas que, há muitos anos, são escolhidas pelos povos para mostrar aos seus líderes e à sociedade sua insatisfação em decorrência das transformações políticas e sociais que oprimem e prejudicam os cidadãos...

https://brainly.com.br/tarefa/16985348

A contracultura representou, um grande movimento de contestação de valores que surge nos anos 50 nos Estados Unidos, com a Geração Beat. Ele teve seu apogeu na década de 60 donde os jovens representavam a maior parcela do movimento.

Com o intuito de alertar para alguns valores disseminados pela indústria e os meios de comunicação, a geração beat teve grande importância nessa fase inicial.

Precursores do movimento da contracultura, eles eram jovens intelectuais que valorizavam a simplicidade, o amor, a natureza, como forma de tornar a liberdade sua mais forte característica...

Representou um movimento de rebeldia e insatisfação que rompeu com diversos padrões, ao contestar de forma radical comportamentos da cultura dominante. No entanto, vale lembrar que ele possui um caráter pacífico.

Possuía um teor social, artístico, filosófico e cultural, e se posicionou contra valores disseminados pela indústria e o mercado cultural.

Isso mudou significativamente os valores e os comportamentos dessa época, sobretudo nos jovens, os grandes líderes do movimento.

A cultura desse movimento está relacionada com a cultura marginal, alternativa e underground e recebe esse nome por se posicionar contra a cultura dominante, a cultura erudita...

https://www.todamateria.com.br/contracultura/

Geração Beat ou movimento beat 

Termo usado tanto para descrever um grupo de norte-americanos, principalmente escritores e poetas, que vieram a se tornar conhecidos no final da década de 1950 e no começo da década de 1960, quanto ao fenômeno cultural que eles inspiraram (posteriormente chamados ou confundidos aos beatniks, nome este de origem controversa, considerado por muitos um termo pejorativo). 

Estes artistas levavam vida nômade ou fundavam comunidades. 

Foram, desta forma, o embrião do movimento hippie, se confundindo com este movimento, posteriormente.

 Muitos remanescentes hippies se auto-intitulam beatniks e um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, John Lennon, se inspirou na palavra beat para batizar o seu grupo musical, The Beatles. Na verdade, a "Beat generation", tal como os Beatles, o movimento hippie e, antes de todos estes, o Existencialismo, fizeram parte de um movimento maior, hoje chamado de "contracultura".

https://pt.wikipedia.org/wiki/Gera%C3%A7%C3%A3o_beat#:~:text=Gera%C3%A7%C3%A3o%20Beat%20ou%20movimento%20beat,posteriormente%20chamados%20ou%20confundidos%20aos


Pop Art é um movimento artístico que se caracteriza pela reprodução de temas relacionados ao consumo, publicidade e estilo de vida americano (american way of life).

Esse é um termo em inglês que significa "arte popular" e surgiu durante a década de 1950, na Inglaterra. A expressão foi criada pelo crítico Lawrence Alloway durante os encontros de um grupo de artistas intitulado "Grupo Independente". Depois, difundiu-se durante os anos de 1960, atingindo seu auge em Nova York.

pop art não deve ser considerada um fenômeno de cultura popular (apesar de estar muito interligada a ela), mas uma interpretação feita pelos seus artistas da cultura dita popular e de massas.

Este fenômeno artístico baseou-se, em grande medida, na estética da cultura de massas, a mesma criticada pela Escola de Frankfurt.

O movimento influenciou grandemente o grafismo e os desenhos relacionados à moda...

https://www.todamateria.com.br/pop-art/


Contracultura 

Movimento que teve seu auge na década de 1960, quando teve lugar um estilo de mobilização e contestação social e utilizando novos meios de comunicação em massa. 

Jovens inovando estilos, voltando-se mais para o antissocial aos olhos das famílias mais conservadoras, com um espírito mais liberal, resumido como uma cultura underground e alternativa ou cultura marginal, focada principalmente nas transformações da consciência, dos valores e do comportamento, na busca de outros espaços e novos canais de expressão para o indivíduo e pequenas realidades do cotidiano, embora o movimento Hippie, que representa esse auge, almejasse a transformação da sociedade como um todo, através da tomada de consciência, da mudança de atitude e do protesto político...

https://pt.wikipedia.org/wiki/Contracultura


"contracultura" 

Conjunto de movimentos de rebelião da juventude  que marcaram os anos 60: 

Movimento hippie, 

a música rock, 

uma certa movimentação nas universidades, 

viagens de mochila, drogas e assim por diante.

Trata-se, então, de um fenômeno datado e situado historicamente e que, embora muito próximo de nós, já faz parte do passado.

De outro lado, o mesmo termo pode também se referir a alguma coisa mais geral, mais abstrata, um certo espírito, um certo modo de contestação, de enfrentamento diante da ordem vigente, de caráter profundamente radical e bastante estranho às forças mais tradicionais de oposição a esta mesma ordem dominante

Um tipo de crítica anárquica – esta parece ser a palavra-chave – que, de certa maneira, 'rompe com as regras do jogo' em termos de modo de se fazer oposição a uma determinada situação.

Uma contracultura, entendida assim, reaparece de tempos em tempos, em diferentes épocas e situações, e costuma ter um papel fortemente revigorador da crítica social...

Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Contracultura

Martin Luther King e Malcolm X

Enquanto Luther King defendia uma luta pacifista com debates abertos e resistência pautada no convencimento e diálogo político com a sociedade, Malcolm X defendia uma resistência combativa que respondesse à violência racista com violência de reação.

Os dois mantinham diálogo e debatiam, às vezes até juntos em público, sobre os rumos que a comunidade negra americana deveria tomar a respeito de sua posição social. Malcolm X por sua vez liderava um grupo conhecido como Os Panteras Negras que realizavam ataques de resistência contra racistas pelas ruas.

Em 1965, depois de anos de luta, os movimentos negros conquistam direitos sociais importantes como o voto, propriedade privada, fim da segregação espacial, fim do racismo legal. Infelizmente, no mesmo ano Malcolm X seria brutalmente assassinado durante um discurso. Já Martin Luther King Jr. seria assassinado também em 1968 na varanda de seu hotel.

Esses seriam os primeiros passos rumo a uma luta anti-racista que perdura até hoje nos EUA, tomando como uma de suas inspirações o famoso discurso de Martin Luther King Jr. no ano de 1963 para mais de 250 mil pessoas em Washington: “Eu Tenho um Sonho”...

Fonte https://blog.enem.com.br/malcolm-x-e-martin-luther-king/#:~:text=Enquanto%20Luther%20King%20defendia%20uma,racista%20com%20viol%C3%AAncia%20de%
Em que Martin luther king acreditava?
Nos direitos iguais para os negros e para os brancos.
Fonte https://brainly.com.br/tarefa/8061385

ATIVIDADE:


Criar um Questionário Histórico Geopolítico sobre os Direitos Civis e as Lutas e Movimentos de Contestação.

Bom Trabalho!

JulioAyLeal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EJA MÓDULO IV REPÙBLICA VELHA - O CORONELISMO e a República do Café com Leite.

HISTORIA EJA INVASÕES BÁRBARAS

EJA MÓDULO III O SEGUNDO REINADO: A Escravidão no Brasil Império.