HISTÓRIA 91 MUNDO CONTEMPORÂNEO E ATUAL - Perspectivas e Desafios.

07/12/2020
Aula 50 


 AVANÇOS POÍTICOS E SOCIAIS

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O século XX iniciou em 1 de janeiro de 1901 e terminou em 31 de dezembro de 2000.

Foi um período que se notabilizou pelos inúmeros avanços tecnológicos, conquistas da civilização e reviravoltas em relação ao poder.

No entanto, esses anos podem ser descritos como a "época dos grandes massacres", já que nunca houve tantas mortes em conflitos quantas as ocorrido nesse século.

 Os cientistas europeus Giovanni Arrighi e Eric Hobsbawm escreveram sobre o período, o qual também intitularam seus livros, mas de perspectivas distintas:

O longo século XX e Era dos Extremos: o breve século XX, 1914-1991, respectivamente.

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O século XX foi marcado por um período de mudanças tecnológicas, políticas e sociais.

Com invenções como a lâmpada, o automóvel e o telefone no final do século anterior, a qualidade de vida aumentou para muitos, ao passo que esse progresso não só prosseguiu no Século XX, assim como foi essencial para grandes mudanças no cenário político global.

Os Estados Unidos tiveram grandes ganhos econômicos e políticos; por volta de 1900, os Estados Unidos eram a potência industrial líder no mundo em termos de produção.

A África, América Central, América do Sul e Ásia também gradualmente rumaram a uma maior autonomia.

Com a criação de novos estados independentes em antigas possessões europeias, o balanço de poder ao longo do século XX começou a se deslocar para fora da Europa.

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Na Europa, mudanças começaram também.

O Império Britânico alcançou o ápice de seu poder.

Império alemão e Reino de Itália, que passaram a existir como nações unificadas no final do século XIX, trataram de crescer em poder, economia e influência.

Com o nacionalismo à toda a força nesse momento, as potências europeias competiram entre si por terras, força militar e poderio econômico.

A Ásia e a África, para a maioria, ainda estava sob controle de seus conquistadores europeus como consequência do neocolonialismo.

Exceções existiram, contudo, como na China e no Japão.

Além disso, Império do Japão e o Império Russo estavam em guerra entre si em 1905.

A Guerra Russo-Japonesa foi uma das primeiras instâncias de uma potência europeia é derrotada por uma nação asiática.

A própria guerra reforçou o militarismo japonês e desenvolveu o crescimento de status do Japão por poder no cenário internacional.

A Rússia czarista, por outro lado, não lidou bem com a derrota.

A guerra expôs a fraqueza militar do país e o crescente retrocesso econômico.

Os Estados Unidos foram um elemento de crescente influência na política mundial durante o século XIX.

Tornaram sua presença conhecida no cenário mundial desafiando a os espanhóis na Guerra Hispano-Americana, ganhando colônias de Cuba e das Filipinas como protetorados.

Agora, com crescimento na imigração e uma resolução de uma questão de unidade nacional através da sangrenta Guerra Civil Americana, os Estados Unidos estavam surgindo também como uma usina de força industrial, rivalizando com a Grã-Bretanha, Alemanha e França...


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Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XX
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MOVIMENTOS CULTURAIS

Na primeira metade do século XX a cultura ocidental atravessou uma fase muito inovadora em campos tão distintos como o da música, das artes plásticas, da arquitetura e da literatura.

Esta mudança teve a ver com as inovações formais e uma grande diversidade de propostas vanguardistas que tiveram eco na arte e na literatura.

 

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Algumas destas experiências foram: o Cubismo, um estilo nascido em França no início do século XX, ligado à figura de Pablo Picasso, um dos artistas plásticos mais simbólicos e influentes de todo o século, que foi, por sua vez, influenciado por Braque e Cézanne; o termo fauvismo provém da palavra "Fauves", que significa feras e expressa um movimento artístico surgido no Salão de Paris de 1905 desenvolvido por Matisse e Vlaminck, entre outros; o Abstracionismo de Kandinsky, Mondrian e Vieira da Silva; o Futurismo do italiano Marinetti; o Expressionismo desenvolvido pela escola "Die Brucke" (A Ponte); o Surrealismo, uma forma artística associada a Salvador Dalí, Miró e Marx Ernst; e o Dadaísmo, de Picabia, entre outros.

 

Portugal também acompanhou as correntes artísticas em voga no início do século.

 

Na pintura destacaram-se, entre outros: Santa-Rita Pintor, um artista influenciado pela escola futurista, Amadeu de Sousa-Cardoso, de Amarante, e Almada Negreiros, Viera da Silva e António Pedro.

 

Na escultura, as figuras que se mais destacaram foram Diogo de Macedo, Francisco Franco, Leopoldo de Almeida, Barata Feyo e Álvaro de Brée. Na arquitetura distinguiu-se o nome de Raul Lino, que estudou a Casa Portuguesa; mas também Carlos Ramos, Cotinelli Telmo, Pardal Monteiro, Keil do Amaral, entre outros.

 

Na literatura Ferreira de Castro, José Régio, Miguel Torga e o poeta dos heterónimos e da "Mensagem" Fernando Pessoa.

 

Na transição do século XIX para o século XX a literatura era dominada pela corrente realista, que se prolongou no século XX com o realismo social, designado neorrealismo.

 

A literatura refletia as preocupações e o pessimismo de alguns autores como Aldous Huxley, André Gide, Marcel Proust, James Joyce e Ernest Hemingway.

 

Depois da Segunda Guerra Mundial, Jean-Paul Sartre e o seu Existencialismo influenciou autores como Albert Camus, o autor de obras como o "Mito de Sísifo" e o "Estrangeiro".

 

Uma nova geração de escritores passou então a interessar-se pela psicologia e a vida interior, como é o caso por exemplo de Samuel Beckett. Na Alemanha, a literatura exprimia os problemas sociais e no teatro a corrente do pós-guerra era representada por Bertolt Brecht.

 

Na arquitetura do período logo após a Primeira Guerra Mundial surgem soluções inovadoras para os problemas urbanísticos, que exigem a reestruturação das cidades, segundo critérios mais funcionalistas.

 

A arquitetura passa a adaptar os edifícios às suas finalidades funcionais (Funcionalismo).

 

Na Europa, Le Corbusier (1887-1965) funda a escola do Racionalismo Formal em França; Walter Gropius (1883-1969), na Alemanha, seguindo uma arquitetura racionalista metodológica, funda a Escola da Bauhaus.

 

Nos Estados Unidos da América o arquiteto Frank Lloyd Wright (1869-1959) traz a corrente do funcionalismo orgânico, sintetizada, nomeadamente, na Casa da Cascata e na Robbie House, duas das suas obras mais emblemáticas.

 

Ao mesmo tempo estava em pleno desenvolvimento o desenho industrial, ou design, que aliava a arte à tecnologia, permitindo a produção em série de artefatos funcionais que respondem a critérios estéticos e práticos.

 

Entre as duas guerras a escola de Paris (1920-1949) continuou a predominar no panorama artístico, mas foi perdendo o seu domínio para outros centros.

 

Esta escola foi a última conjugação de artistas e movimentos em torno da capital francesa. A partir de então a arte é caracterizada pela dispersão geográfica e pela perda da influência europeia face a países como os Estados Unidos.

 

As novas correntes da pintura são muito variadas: vão desde a Op Art (Optical Art) à Action Painting, passando pelo Grupo Cobra (1948-1951), pela Pop Art de Andy Warhol, ligada à cultura de massas, pela Minimal Art, a arte conceptual, a arte Pobre e a Land Art.

 

A escultura contemporânea provém de uma velha tradição académica que, mais do que a pintura, sente a procura do respeito dos clássicos e as suas considerações sobre a representação corporal e sobre a temática alegórica.

 

Os escultores não acadêmicos do século XX pretendem dar ênfase aos materiais, recorrendo à simplificação da figura humana estilizada, ou criando representações inventadas, produzindo uma arte próxima da arquitetura. Alguns dos expoentes máximos da escultura contemporânea são Alberto Giacometti, Constantin Brancusi e Henry Moore.

 

A fotografia, a inovadora arte de captar imagens, nasceu dos avanços tecnológicos desenvolvidos a partir de finais do século XIX.

 

A par da fotografia, uma forma de fixar imagens paradas, surgiu o cinema, uma arte que, associada à música, produz imagens em movimento. Estas duas inovações vieram alterar por completo o mundo e o sentir da arte contemporânea.

 

A fotografia apareceu em França no início do século XIX pelas mãos de Niépce, um burguês culto e abastado. Os primeiros registos são imagens fugazes, mas entre estas primeiras experiências e as imagens mais duradouras não demorou muito tempo.

 

A fotografia triunfou, de imediato, em Paris, e rapidamente chegou aos Estados Unidos, que a desenvolveram enormemente. A fotografia artística foi impulsionada pelo fotógrafo Félix T. Nadar, que imortalizou Sarah Bernhardt nos começos da segunda metade do século XIX (1864-1865).

Em meados do século XX, o ensino tornou-se obrigatório e gratuito em muitos países, pois representava uma forma de incutir valores e uma nova disciplina, através da escola, numa altura em que os meios de comunicação social (mass media) eram veículos de uma cultura de massas, transmissores de modelos de vida e de ideologias.

 

A televisão, a rádio, a imprensa escrita e o cinema atingiam todo o tipo de pessoas, transmitindo a todas as classes sociais modelos comportamentais estandardizados.

 

A difusão da imprensa teve início no final do século XIX, contudo, com a alfabetização e a melhoria das condições de vida, o seu alcance e o seu poder aumentaram consideravelmente.

A invenção da televisão tomou parte do impacto da rádio, mas não a sua importância. Pelo menos nos primeiros tempos.

 

O cinema desenvolveu-se a partir da década de 20, e desde logo se afirmou como um poderoso meio de comunicação e de difusão de modelos sociais e culturais

.

Esta nova cultura de massas também se abriu a outras formas criativas, como a banda desenhada, criadora de figuras mundialmente conhecidas e apreciadas como Astérix e Tintim, e a literatura policial, um gênero literário adaptado com frequência à televisão e ao cinema...


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Fonte https://www.infopedia.pt/$seculo-xx-um-seculo-de-artes-letras-ideias-e

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Movimentos Artísticos

Os movimentos artísticos de maior destaque que ocorreram no século XX são: expressionismo, fauvismo, cubismo, abstracionismo, dadaísmo, surrealismo, op art e pop art, sendo o último a transição para a arte contemporânea.

Movimentos artísticos são correntes da arte em que um grupo de artistas compartilha das mesmas ideias, tanto esteticamente quanto ideologicamente, e se unem com objetivos comuns. De maneira geral, eles têm um tempo de duração, que pode variar de meses a décadas.

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LIBERDADES SOCIAIS

O século XX inaugurou uma nova era de desenvolvimento científico e tecnológico, e uma nova fase política com a implantação de sistemas democráticos em muitos países.

Mas, apesar da introdução deste inovador sistema político, para além da adoção de programas educativos e de reformas sociais, este século viu nascer e crescer o imperialismo, regimes fascistas e a corrida ao armamento.

No início do século XX, a Europa vivia num clima de paz, que proporcionava um ambiente confiante e racionalista, contudo esta conjuntura mudou radicalmente com o ressurgimento de crises econômicas e depressões.

Apesar do triunfo da democracia e da revolução intelectual e artística operada neste século, no período compreendido entre as duas guerras mundiais desenvolveram-se formas autoritárias de poder, como por exemplo o nazismo germânico.

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Os Valores de Um Novo Mundo


A Europa entrou então num clima de pessimismo generalizado.

Os pilares da civilização ocidental, assentes no humanismo e nos princípios cristãos, foram profundamente abalados por estes regimes autoritários, pela hostilidade dos estados socialistas contra o poder da burguesia e pelo movimento de descristianização emergente entre as elites e a pequena e média burguesia.

Assim a mentalidade positivista do início do século deu lugar a um clima de incerteza e de instabilidade, provocado pelo estalar da Primeira Guerra Mundial, que trouxe a ruptura dos valores tradicionais e transformou o racionalismo em pessimismo.

O desenvolvimento acelerado das cidades quebrou o equilíbrio mantido entre os meios urbanos e os meios rurais e alterou inclusivamente as formas de sociabilidade dentro das cidades.

A Moral e a Ética


A vida urbana, com a introdução da sociedade de massas, passou a privilegiar o individualismo, perdendo-se práticas de solidariedade ancestrais.

A sociedade começava a mudar.

As classes médias ganhavam poder numa sociedade massificada, onde as mulheres lutavam por direitos cívicos.

As novas descobertas da ciência vieram abalar velhas certezas e abriram caminho à ciência moderna.

Einstein, uma das figuras mais proeminentes do século, pôs em causa as teorias positivistas com a sua teoria da relatividade, arrastando consigo teorias ligadas ao indeterminismo.

Outra das descobertas científicas importantes foi a Psicanálise, um campo da psicologia explorado por Sigmund Freud (1856-1939) e pelos seus discípulos Jung e Adler.


Fonte https://www.infopedia.pt/$seculo-xx-um-seculo-de-artes-letras-ideias-e

O século XX foi talvez a época que conheceu mais e 

mais profundas transformações a nível cultural da 

História, baseando todas as formas culturais ...

Fonte Imagem doarcodavelha.com.br


Para quem quiser aprofundar esse conhecimento visite o site abaixo e leia

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MUTAÇÕES CULTURAIS

Site https://www.infopedia.pt/$mutacoes-culturais-(1.-metade-do-sec.-xx)

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OS PROBLEMAS CONCEITUAIS E OS VALORES DO NOVO MUNDO

Durante o Iluminismo, no fim da modernidade

 Havia uma crença comum

 O avanço das ciências, das técnicas e do conhecimento aliados à popularização desse conhecimento por meio da educação, trariam o avanço moral da sociedade.

 O positivismo de Auguste Comte

 Permanece, de certo modo, numa linha iluminista, mas acrescenta a necessidade de um conhecimento estritamente científico e de uma rigorosa ordem social para o avanço social.

Como método historiográfico, o positivismo afirma a necessidade de atenção aos fatos estritos da história como fonte única de conhecimento.


 O materialismo histórico dialético, de Karl Marx

 Afirma a necessidade de se entender a história humana como história de sua produção material.

 Discordando de

 algumas ideias iluministas que se fundem para iniciar o pensamento liberal e concordando com outras, como o ideal da igualdade entre os homens amplamente difundido durante a Revolução Francesa, Marx fundamenta o socialismo científico com base em um pensamento político prático e revolucionário.

Dessa feita, o idealismo alemão, corrente filosófica da modernidade representada por pensadores como Kant e Hegel, é duramente criticado por Marx.

 Os fatos históricos, que mais influenciaram o início do pensamento contemporâneo sejam talvez os da

  Revoluções Francesa, Americana e a Revolução Industrial.

 Em termos práticos, as revoluções políticas trouxeram um novo modo de governar, afastando o autoritarismo do Antigo Regime, enquanto a Revolução Industrial representou um imenso avanço técnico e científico para a Europa.

 O filósofo alemão Arthur Schopenhauer

 Opondo-se à visão idealista e aos sistemas totalizantes da razão moderna, que pretendiam enquadrar o ser humano em um molde inteiramente racional, lança o conceito de Vontade como uma força motriz da natureza que tudo causa, ao acaso, independentemente de qualquer vontade humana e de qualquer existência divina.

 Kierkegaard lança a ideia de que

 a Filosofia deve prestar atenção à vida individual humana, para que o próprio ser humano entenda e se conforme com a sua condição, muitas vezes permeada pela angústia.

 De todos os pensadores que marcaram o início da contemporaneidade, talvez esteja em Friedrich Nietzsche a maior ruptura com a filosofia tradicional e uma grande enunciação do que viria no século XX.

 Um crítico mordaz do que se tornou a filosofia produzida entre Sócrates e Kant (com exceção de Spinoza), ou seja, quase toda a Filosofia ocidental.

 Nietzsche criticou a pretensão do ser humano de

 Chegar a uma verdade objetiva e puramente racional, fundamentando o conhecimento no que ele chamou de perspectivismo.

 Além da crítica à teoria do conhecimento e a fundação de um novo método filosófico para entender o mundo

 Nietzsche elabora uma crítica aos sistemas morais

 Que pretendem estabelecer uma valoração unilateral e desprezam a origem histórica e cultural dos valores morais.

 

Nietzsche trabalha com o conceito de Vontade de Poder

 

Que seria uma espécie de força que tudo conduz mediante o acaso promovido pelo embate de forças naturais opostas.

Seria a Vontade de Poder o que moveria a natureza e as pulsões humanas, a vida animal, as determinações cósmicas etc.

 O intenso século XIX também acompanhou o nascimento de novas ciências

 

A Sociologia, a Antropologia e a Psicologia.

 

Em meio ao avanço técnico e às novas maneiras de explicar a realidade, o pensamento ocidental foi se estabelecendo como um mote para o desenvolvimento futuro, apesar de filósofos como Nietzsche duvidarem do suposto progresso alavancado pela modernidade, que atingiria seu ápice no século XIX.

 

O século XX inicia com a suspeita de que as teorias iluministas e modernas talvez não fossem tão certas.

 A Primeira Guerra Mundial foi um desses fatores e o Holocausto foi o ápice do pessimismo contemporâneo em relação à ciência e à técnica.

 Theodor Adorno e Max Horkheimer

 No livro Dialética do Esclarecimento

 

Classificam o Holocausto como o máximo da barbárie da humanidade...Eles Chamaram de  >>>

  “razão instrumental”.

 

Fonte imagem osaciperere.wordpress.com

A razão instrumental

 

É a utilização não reflexiva da ciência e das técnicas visando a uma finalidade.

Fonte imagem blog.enem.com.br

 O capitalismo

 já vinha se utilizando da racionalidade como instrumento de poder e o nazismo, por meio da câmara de gás e dos experimentos científico cruéis que utilizavam prisioneiros de campos de concentração como cobaias, marcaram a contemporaneidade como uma época em que o avanço científico não garantiu o avanço moral humano.

 Crítica de Adorno e Horkheimer

 

Fonte Imagem medium.com

Recai, sobretudo, sobre o ideal iluminista que acreditava que o avanço e a popularização do conhecimento garantiriam o avanço social.

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Fonte https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/filosofia-contemporanea.htm

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DESAFIOS PARA O SÉCULO XXI

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ATIVIDADE


1-Qual o Maior Desafio para o Século XXI?


Bom Trabalho!


júlioAyLeal













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