EJA MÓDULO IV REPÙBLICA VELHA - O CORONELISMO e a República do Café com Leite.

07/12/2020
Aula 09 

O CORONELISMO E A REPÚBLICA DO CAFÉ COM LEITE

Fonte Imagem historiadetudo.com


O período de 1889 a 1930 corresponde aos primeiros anos do regime republicano no Brasil.

Esse momento ficou conhecido por vários nomes, como Primeira República, República Velha, República do Café com leite ou República Oligárquica.

Conceito de oligarquia é – Governo de Poucos.

O surgimento da expressão coronelismo aconteceu ainda no Império (1822-1889), quando ricos fazendeiros ocuparam postos na chamada Guarda Nacional, que foi criada em agosto de 1831 para conter as rebeliões populares.

Mesmo depois da extinção da Guarda, o título de coronel continuou sendo usado para se referir aos grandes proprietários de terras da Primeira República.

O coronelismo constituiu-se ao longo da Primeira República como uma prática de dominação da população brasileira nas zonas rurais.

No final do século XIX, mais da metade das pessoas moravam na área rural, sendo a maioria analfabeta.

Esse cenário foi perfeitamente utilizado pelas relações de poder que os coronéis exerciam nas fazendas e nas cidades do interior.

Os indivíduos eram reféns da influência política dos grandes fazendeiros e precisavam de sua ajuda para conseguir, por exemplo, remédios, alimentos ou empregos.

O poder dos coronéis interferia no poder público das pequenas cidades que eram controladas por eles.

Prefeitos, governadores e até mesmo os presidentes venciam as eleições com ajuda desses grandes fazendeiros, que interferiam no resultado através do voto de cabresto, símbolo da prática do coronelismo.

Cada coronel possuía seu curral eleitoral, que era composto pelos eleitores influenciados por ele durante a escolha dos candidatos.

Alguns cidadãos votavam nos candidatos pela troca de “favores” prometida pelos coronéis, ao passo que outros eram obrigados a votar no político indicado sob ameaças de morte.


Fonte https://www.preparaenem.com/historia-do-brasil/coronelismo-no-brasil-durante-republica-oligarquica.htm


A POLÍTICA DO CAFÉ COM LEITE


Fonte Imagem históriadetudo.com


Alternância no Poder

A política do café com leite foi um acordo firmado entre as oligarquias estaduais e o governo federal durante a República Velha para que os presidentes da República fossem escolhidos entre os políticos de São Paulo e Minas Gerais.

Portanto, ora o presidente seria paulista, ora mineiro...

Formalmente, a política do café com leite teve início em 1898, no governo do paulista Manuel Ferraz de Campos Salles, e encerrou-se em 1930, com a chegada de Getúlio Vargas ao poder.

Da Proclamação da República, em 1889, até o início do governo Campos Sales, o Brasil teve dois presidentes militares: os marechais Deodoro da Fonseca, que governou o país até 1891, e Floriano Peixoto, que ocupou a Presidência até 1894.

Naquele ano, 1894, foi eleito o primeiro presidente civil da história republicana brasileira - Prudente de Moraes. Herdando do antecessor uma grave crise política, provocada por divergências entre os governos federal e provincial em torno dos rumos ...

Fonte https://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/politica-do-cafe-com-leite-acordo-marcou-a-republica-velha.htm

Atividade



1- Explique os significados de Coronelismo, República do 

Café com Leite e Oligarquia?


Bom Trabalho!



JulioAyLeal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTORIA EJA INVASÕES BÁRBARAS

EJA MÓDULO III O SEGUNDO REINADO: A Escravidão no Brasil Império.