ARTE 91 ARTE LITERÁRIA HISTÓRICAS - EXPRESSIVAS - REGISTROS -TÉCNICAS E CONCLUSIVAS.

 07/12/2020
Aula 50

ARTE LITERÁRIA HISTÓRIA


CRÔNICAS  - ANAIS - ENSAIOS - INVESTIGATIVAS

Fonte Imagemportugues.com.br
Os conceitos de "história", "crónica" e "anais" 
em parte se confundem.

 Entretanto, originalmente, uma "crônica" difere de uma "história" no sentido em que a crônica é uma enumeração relativamente rígida dos eventos, ou seja, é dominada pela cronologia, enquanto uma história é uma forma mais literária, em que os eventos descritos são selecionados cuidadosamente para transmitir uma ideia específica.

Anais, por outro lado, são uma lista de anos com pouca informação associada.

Os cronistas históricos na Idade Média frequentemente escreviam com profundidade e eloquência, de maneira que na prática os conceitos de "história" e "crônica" se confundem.

Características

Os acontecimentos históricos narrados nas crônicas seguem a ordem em que ocorreram.

Algumas são obra de testemunhas oculares ou contemporâneas, mas outras são escritas muito tempo depois dos eventos que descrevem e podem ou não ser fantasiosas.

 

Os eventos abrangidos por uma crônica podem referir-se a uma região, um país, o reinado de um determinado rei (por exemplo a Crônica de Jaime I ou a Crônica de el-rei D. João I) um evento importante (por exemplo a crônica da tomada de Constantinopla de Godofredo de Vilearduin), ou a vida de uma personalidade importante (por exemplo a Crônica do Infante Santo D. Fernando ou a Crônica do Condestável).

 

Na Europa, as primeiras crônicas foram escritas em latim, entre a Antiguidade e o início da Idade Média.

 

Ao longo da época medieval houve uma tendência a que os cronistas adotassem a língua vernácula de cada região para a redação de suas obras.

 

Grandes crônicas foram redatadas em francês, alemão, castelhano, catalão e outras línguas.

Em Portugal, a produção de crônicas em língua portuguesa tomou grande impulso no século XIV com a Crônica Geral de Espanha de 1344, da autoria de Pedro Afonso, conde de Barcelos.

No século XV o principal cronista foi Fernão Lopes, autor de diversas crônicas dedicadas ao reinado dos primeiros reis portugueses.


Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Cr%C3%B3nica_(historiografia)



Fonte Imagem portugues.com.br

arte literária está relacionada com a leitura e análise de textos verbais e, por isso, é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A leitura de textos, ficcionais ou não, provoca diferentes efeitos de sentido nos leitores/ouvintes e permite sair do mundo real e alcançar o mundo da fantasia.

Fonte https://www.preparaenem.com/portugues/a-literatura-como-arte.htm

Literatura está presente em todas as civilizações, das mais antigas tribos até no cotidiano das grandes cidades contemporâneas. Seja nos livros clássicos, seja nos muros das capitais, manifestações verbais podem ser consideradas expressões literárias. Mas, afinal, o que é a Literatura? Para que serve o texto literário? O que é a História da Literatura? Ou ainda, o que e quais são os chamados gêneros literários?

Os gêneros literários são classificações em grupos dos diversos tipos de obras literárias que existem. Alguns deles são:

 Gêneros clássicos:

  • Lírico
  • Épico
  • Dramático

⇒ Gêneros atuais:

  • Romance
  • Novela
  • Conto
  • Crônica
  • Poema
  • Canção
  • Drama histórico
  • Teatro de vanguarda
Fonte https://www.portugues.com.br/literatura/generos-literarios.html

Fonte Imagembrasilescola.uol.com.br


Fontes Histórico Literária e a Aprendizagem


Existem muitos recursos para levar aos alunos do ensino fundamental e médio o conhecimento e a compreensão do passado, boa parte deles são habitualmente utilizados nas salas de aula.


Provavelmente um dos recursos com mais potencialidades educativas é a literatura e, em especial, o romance. 


Neste artigo propomos que a literatura pode contribuir para a aprendizagem do passado e qual é o valor educativo das fontes literárias no ensino de história.

As relações entre a história, a literatura e o ensino.


As relações entre a história e a literatura e a aprendizagem  são, muito estreitas.


 A historiografia,

 a crítica literária

 história da literatura

O ensino de história e o ensino de literatura

De fato, uma literatura é parte integrante da história  e produtora de conhecimentos .

 A realidade, períodos históricos,   culturas pode ser objeto de estudo por meio das fontes literárias.


 A literatura pode ser tratada de duas perspectivas:
 uma disciplina de perspectiva, propriamente histórica...
 A literatura considerada como uma fonte ou um recurso para o conhecimento histórico...

Na Perspectiva interdisciplinar a história e a literatura em igualdade na aprendizagem  ...

Não ensino de história, porém, existiu e existe, em setores do professorado, um preocupar.   - O Uso da literatura como uma das fontes para aproximar o passado aos alunos


 literatura como uma fonte primárias em as obras Históricas e ou de Períodos Históricos


 Exemplo, dos romances históricos.

Uso das fontes literárias como recurso para o ensino de história.

 Entre as obras clássicas dedicadas ao ensino de história, muitas vezes aparece a literatura como uma das principais fontes para obtenção de informação.


Fonte https://www.revistas.ufg.br/Opsis/article/view/19966

Esse período é representando pelas seguintes escolas: Quinhentismo (de 1500 a 1601); Barroco (de 1601 a 1768);
...
Representam o período as seguintes escolas:
  • Romantismo (de 1836 a 1881);
  • Realismo (de 1881 a 1893);
  • Simbolismo (de 1893 a 1922);
  • Modernismo (de 1922 a 1945);
  • Tendências contemporâneas.

Fonte https://mundoeducacao.uol.com.br/literatura/estilos-epoca.htm

Literatura Investigativa


No século XIX, o escritor Edgar Allan Poe cria o personagem August Dupin, um detetive que inserido em seus contos de mistério Os Crimes da Rua MorgueO Mistério de Marie Roget e A Carta Roubada, inicia as chamadas narrativas de enigma. Essas histórias de detetive é que dão origem ao romance policial.

A figura do detetive é elemento primordial na configuração do gênero policial. No caso dos textos de Poe, August Dupin é um sujeito de raciocínio lógico de grau elevado, conseguindo solucionar mistérios e desvendar os crimes. Com relação à estrutura, os textos policiais têm como fio condutor o método investigativo em três planos, que estão intimamente ligados: a vítima, o crime e a investigação.


Os leitores aderem rapidamente às narrativas policiais porque se trata de uma leitura prazerosa que propõe o restabelecimento da paz social após o embate entre o bem (detetive) versus o mal (assassino). A punição nunca é feita pelo investigador, não existe a justiça com as próprias mãos, ele entrega o contraventor para os órgãos competentes (polícia ou poder judiciário).

  • Hercule Poirot e Miss Marple, de Agatha Christie;
  • Monsieur Lecoq, de Émile Gaboriau;
  • Philip Marlowe, de Raymond Chandler;
  • Sam Spade, de Dashiell Hammett;
  • Sherlock Holmes, de Conan Doyle.

Seguindo a estética literária proposta por Edgar Allan Poe, outros escritores produzem narrativas policiais de muito sucesso e grande recepção entre o público leitor. Dentre os detetives mais famosos dos romances policiais, destacam-se:




ATIVIDADE




1-Dê um Exemplo de Um Gênero Literário Investigativo que Você Conhece 

ou 

tenha Lido.





Bom Trabalho!


JulioAyLeal

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