HISTÓRIA 91 O BRASIL E O MUNDO CONTEMPORÂNEO. 2a Parte.
O BRASIL E O MUNDO CONTEMPORÂNEO
características da Guerra Fria
A criação da ONU (Organização das Nações Unidades), em 1945, também é um dos acontecimentos centrais da Guerra Fria. A ONU foi criada a partir da antiga Liga das Nações. Como entidade globalista com objetivos variados, dentre eles, “garantir a paz” entre as nações e promover políticas de caráter humanitário, a ONU tem importância relevante até os dias de hoje. Sua Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, promulgada em 1948, influencia constituições do mundo todo, ao longo do século XX. O papel da ONU na Guerra Fria foi mais intenso e cheio de contrapartidas. A URSS, por exemplo, fez parte dela, em seu início, mas foi afastada posteriormente.
Outros fatos importantes foram a criação do Estado de Israel, em 1948 – que provocou uma onda de guerras com os países vizinhos, como Egito e Líbano, nos anos seguintes –, os golpes de estado na América Latina, inclusive no Brasil, e as guerras locais, sobretudo na Ásia e na África. Neste último ponto, destacam-se as guerras pela descolonização de países, tanto da África quanto da Ásia. Além disso, a disputa por zonas de influência também demandaram outras guerras locais. As mais famosas são a Guerra do Vietnã e a Guerra das Coreias.
As técnicas de espionagem, infiltração, subversão e desinformação das agências de inteligência da União Soviética, a KGB, e dos Estados Unidos, a CIA, também tiveram papel significativo durante a Guerra Fria. A perseguição a comunistas nos EUA e na América Latina, bem como a deserção de membros da KGB e sua fuga para países ocidentais foram muito comuns neste período.
Somam-se a estes acontecimentos, outros, como as denominadas “Corrida Espacial” e “Corrida Armamentista”. O astronauta soviético Yuri Gagarin foi o primeiro ser humano a ir para o espaço no ano de 1961. Em 1969, astronautas americanos conseguiram ir à Lua, pisá-la pela primeira vez, instalar equipamentos científicos e extrair amostras para serem analisadas. Os feitos de ambas as partes da polarização ideológica da Guerra Fria foram motivados pela rivalidade que incitava a superação tecnológica e a conquista do espaço, sobretudo da órbita terrestre. Do mesmo modo, o controle geopolítico das zonas de influência suscitava um desenvolvimento progressivo de tecnologia militar. A “corrida armamentista” se insere neste contexto, principalmente no que se refere ao armamento nuclear.
No campo cultural, o fenômeno conhecido como contracultura se tornou notório. Exemplos como a literatura beat nos anos 1950, movimento hippie, o rock 'n roll, a música popular de protesto, o teatro de protesto, bem como as novas manifestações do cinema, como o Cinema Novo brasileiro, a Nouvelle Vague (Nova Vaga, Nova Onda) francesa, o Neo Realismo italiano, dentre outros. A revolução sexual e a força do movimento estudantil também se tornaram evidentes nesta época. Os acontecimentos do mês de maio de 1968, em Paris, deram a tônica disso.
Ademais, o período da Guerra Fria só se findou com o colapso da União Soviética na década de 1980, decorrente, sobretudo, do fracasso do planejamento econômico estatal. Figuras como Ronald Reagan (presidente dos EUA) e Mikhail Gorbachev, secretário-geral do Partido Comunista Soviético, foram decisivas para que a Guerra Fria chegasse a seu fim...
* PARA SABER MAIS ACESSE O LINK ABAIXO >>>
** PARA SABER MAIS ASSISTA AO VÍDEO>>>
Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=eQ08AS5ZHQQ
ATIVIDADE:
Bom Trabalho!


Comentários
Postar um comentário