HISTÓRIA 91 O BRASIL E O MUNDO CONTEMPORÂNEO. 1a Parte.
09/11/2020
Aula 46
O BRASIL E O MUNDO CONTEMPORÂNEO.
O Brasil estruturou-se enquanto nação de uma forma que atendesse aos interesses de uma elite, e isso fez dele uma nação elitista e desigual, com uma parcela de ricos que gozavam (e ainda gozam) de muitos privilégios. O maior sintoma disso foi a manutenção da escravidão até o ano de 1888, fazendo de nosso país o último no mundo a abolir a escravidão.
Outra característica marcante do Brasil foi o autoritarismo, presente em nosso país de variadas formas. A historiadora Lilia Schwarcz identificou que o autoritarismo esteve presente na história brasileira por meio de racismo, corrupção, patrimonialismo, mandonismo, desigualdade social, violência, e intolerância|1|.
Exemplos não faltam, pois a história brasileira é marcada por momentos autoritários, a começar pelo Primeiro Reinado e por toda a história da monarquia brasileira. A república, no entanto, não fica para trás nesse quesito, uma vez que a Primeira República, a Era Vargas e a Ditadura Militar tiveram fortes elementos autoritários.
Mesmo momentos entendidos como democráticos de nossa história, como a Quarta República e a Nova República, possuíram elementos de autoritarismo muito presentes na administração pública. A Nova República, por sua vez, foi o período em que um esforço democrático foi de fato realizado para a construção de um país mais inclusivo...
Fonte: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea


Comentários
Postar um comentário