HISTÓRIA 91 O MUNDO DURANTE A GUERRA FRIA.
Sistema Capitalista
Fonte Imagem:valterbitencourtjuniorpoetaeescritorwordpress.comSão objetivos: paz entre os estados, mobilização da sociedade em detrimento a agressão e a proteção aos direitos humanos.
Para proteger esses objetivos foi preciso criar uma grande estrutura...
VOCÊ DEVERÁ SABER O SIGNIFICADO PESQUISANDO?
TERMOS e ou IDEAIS:
PRIMEIRO MUNDO
PAÍSES NÃO ALINHADOS
CORTINA DE FERRO
Escola de Frankfurt
Direitos naturais são direitos que nascem da condição humana.
A corrente que defende essa ideia, chamada de jusnaturalista, afirma que os seres humanos têm direitos inalienáveis e irrevogáveis, que independem de qualquer legislação criada por governos.
Não devem ser confundidos com os direitos humanos, que nascem de leis e tratados internacionais como a Declaração dos Direitos Humanos, da Organização das Nações Unidas.
Também não devem ser confundidos com direitos fundamentais, que são os direitos humanos positivados por um governo, isto é, firmados em lei. Na Constituição Federal brasileira eles constam no artigo 5º, por exemplo.
Aqui está um apanhado geral de tudo que você precisa saber sobre direitos naturais.
Origem dos Direitos Naturais
A primeira noção de lei natural é atribuída a Aristóteles, filósofo grego que viveu no século IV a.C. Ele a mencionou como uma lei comum e universal em sua obra Retórica.
Essa noção foi posteriormente retomada pelo Cristianismo, e, em especial, por Tomás de Aquino no século XIII em sua Suma Teológica.
Na obra, o santo católico faz a distinção de quatro tipos de leis: Divina, Eterna, Natural e Humana. Ele mostra porque a lei natural é hierarquicamente acima da lei humana.
O debate acerca do direito natural toma maior força no Iluminismo, com os contratualistas do século XVII e XVIII.
Thomas Hobbes escreve em O Leviatã que esse direito é “a liberdade humana de usar seu próprio poder como quiser e de preservar a sua vida”.
Disso ele tira a ideia de que “o homem é o lobo do homem”, pois com cada indivíduo buscando os próprios interesses, a humanidade viraria “uma guerra de todos contra todos”, segundo sua percepção.
Daí sai a defesa hobbesiana de contrato social, de que os homens buscam estruturas de governo para escapar dessa condição de predação.
Já John Locke, pensador iluminista e considerado o pai do liberalismo, escreve em O Segundo Tratado Sobre o Governo que os direitos naturais são os direitos à vida, liberdade e propriedade: um governo legítimo seria um que preservasse esses direitos.
Essas ideias influenciaram Thomas Jefferson na escrita da Declaração de Independência dos Estados Unidos. Nela, além dos direitos naturais lockeanos, ele troca “propriedade” por “busca pela felicidade”
* AS LIBERDADES
PASSAM PELO RESPEITO
AOS DIREITOS NATURAIS
DE
TODOS OS
SERES HUMANOS!
ATIVIDADE:
1- COM OS TERMOS, AS IDEIAS E AS INSTITUIÇÕES DADAS ACIMA MONTE UM QUESTIONÁRIO, PARA TAL EFETUE PESQUISA E ESTUDOS!
Bom Trabalho!
Comentários
Postar um comentário