HISTÓRIA EJA Módulo IV BRASIL REPÚBLICA: BRASIL NA SOCIEDADE MODERNA: Sociedade Tradicional e o Modernismo...
Aula 06

VARGAS:CLT-ECONOMIA e TRABALHISMO.
A partir da década de 1930, vislumbramos um novo cenário político no Brasil onde a relação dos cidadãos e as instituições de controle político sofrem uma sensível mudança. A nação, grosso modo, sofreu uma mudança em sua arena política. Nesta época, as populações camponesas deixaram de representar a maioria dos cidadãos e trabalhadores que configuraram o cenário político dessas nações. Para tanto, os processos de industrialização e urbanização são de fundamental importância...
para Saber Mais...>
LINK:
O Trabalhismo na Era Vargas
Acompanhando a tendência mundial da época e de acordo com o modelo do próprio populismo que caracterizou a Era Vargas, durante o Estado Novo foi produzida e implantada vasta legislação sobre os direitos trabalhistas.
Inicialmente, a legislação sindical foi elaborada para patrões e empregados, enquadrando e regulamentando as relações entre capital, burguesia, trabalho, operariado. As organizações de classes, partidos, sindicatos e associações foram responsabilizadas pelos conflitos individualistas, devendo ser substituídas por organizações que produzissem o consenso, organizadas pelo Estado, que formularia as diretrizes para o engrandecimento do país, cabendo a todos colaborar nesse esforço...>
Link:

Quais são os direitos trabalhistas?
A legislação que rege os diretos do trabalhador é extensa e possui vários detalhes. No entanto, para facilitar a sua compreensão em relação ao tema, nós vamos apresentar e explicar para você quais são os principais direitos do trabalhador brasileiro. É preciso ler com atenção porque é um assunto sério e sensível para qualquer gestão de negócios. Os direitos primordiais do profissional são:
- registro em carteira de trabalho;
- vale-transporte;
- descanso semanal remunerado;
- pagamento de salário;
- férias;
- FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço);
- 13º salário;
- horas extras;
- adicional noturno;
- licença-maternidade;
- licença-paternidade;
- aviso prévio;
- rescisão de contrato.
Conceito de populismo
Populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". Não existe uma única definição do termo, que surgiu no século XIX e tem obtido diferentes significados desde então. Poucos atores políticos descrevem a si mesmos como "populistas", e no discurso político o termo geralmente é aplicado a outros pejorativamente. Em filosofia política e nas ciências sociais, diferentes definições de populismo têm sido usadas. O termo também é usado de forma variada entre países e contextos políticos diferentes.
Assim, o "povo", como categoria abstrata, é colocado no centro da ação política, independentemente dos canais típicos da democracia representativa. Exemplos típicos são o populismo russo do final do século XIX, que visava transferir o poder político às comunas camponesas por meio de uma reforma agrária radical ("partilha negra"), e o populismo americano, que, na mesma época, propunha o incentivo à pequena agricultura através da prática de uma política monetária baseada na expansão da base monetária e do crédito (bimetalismo).
Historicamente, o populismo tornou-se uma força importante na América Latina, principalmente a partir de 1930, estando associado à industrialização, à urbanização e à dissolução das estruturas políticas oligárquicas, que concentravam firmemente o poder político na mão de aristocracias rurais. No Brasil, a gênese do populismo está ligada à Revolução de 1930, que derrubou a República Velha oligárquica e colocou no poder Getúlio Vargas, que viria a ser a figura central da política brasileira até seu suicídio, em 1954...
Saiba Mais...>
Link...> abaixo...>
Fonte: Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Populismo
Assista ao Vídeo...>
Populismo
Acompanhando a tendência mundial da época e de acordo com o modelo do próprio populismo que caracterizou a Era Vargas, durante o Estado Novo foi produzida e implantada vasta legislação sobre os direitos trabalhistas.
Inicialmente, a legislação sindical foi elaborada para patrões e empregados, enquadrando e regulamentando as relações entre capital, burguesia, trabalho, operariado. As organizações de classes, partidos, sindicatos e associações foram responsabilizadas pelos conflitos individualistas, devendo ser substituídas por organizações que produzissem o consenso, organizadas pelo Estado, que formularia as diretrizes para o engrandecimento do país, cabendo a todos colaborar nesse esforço
governos fortes e centralizados sob a direção de líderes reformistas, carismáticos, autoritários e com grande apoio popular).
O Populismo foi um dos fenômenos políticos mais marcantes da América Latina durante o século XX, seus principais representantes foram Juan Domingo Perón (Argentina), Lázaro Cádernas (México), Getúlio Vargas (Brasil), Carlos Ibanês del Campo (Chile) e Gustavo Rojas Pinilla (Colômbia).
Características
Os governos populistas na América Latina, estão marcados por diversas características em comum dentre elas gostaríamos de destacar:
· políticas econômicas voltas para o incentivo da industrialização e substituição de importações;
· o desenvolvimento de ideologias nacionalistas que pregavam a união das diferentes classes sociais sobre a tutela do estado, tendo o líder muitas vezes sido confundido ou se fazendo confundir com o próprio estado e o antagonismo com aqueles que fossem contrários aos governos populistas;
· fenômeno urbano que se utiliza das massas para se apoiar;
· criação de políticas trabalhistas e controle de sindicatos pelo poder público possibilitava um maior controle sobre as massas trabalhadoras urbanas;
· práticas anti-imperialista, como nacionalização de “setores estratégicos” para o país ( petróleo, estradas de ferro …)
· governos fortes e centralizados sob a direção de líderes reformistas, carismáticos, autoritários e com grande apoio popular).
·
· O Populismo foi um dos fenômenos políticos mais marcantes da América Latina durante o século XX, seus principais representantes foram Juan Domingo Perón (Argentina), Lázaro Cádernas (México), Getúlio Vargas (Brasil), Carlos Ibanês del Campo (Chile) e Gustavo Rojas Pinilla (Colômbia).
Fonte: https://www.coladaweb.com/politica/populismo
As Artes na Era Vargas
A industrialização traz novos
maneiras de relações com a Arte.
O movimento “Escola Nova” a Arte é incluída
nas escolas com as outras disciplinas já consolidadas no currículo vigente.
Movidos por ideias vigentes as
Artes nas escolas como livre expressão dos alunos, característica marcante do
Ensino na Era Vargas.
O ufanismo nacional nos Corais e na
valorização dos trabalhos manuais.
Na República Nova o Ensino de
Arte era ministrado principalmente por oficinas de trabalhos manuais para as
meninas e desenhos técnicos para os meninos.
O aumento no número dos ateliês
de Arte impulsionou a introdução da Educação Artística no currículo escolar.
O papel do Radio na Era Vargas
papel do rádio como instrumento importante de propaganda política no governo de Getúlio Vargas, principalmente no período do Estado Novo. O rádio chegou ao Brasil na década de 1920 com objetivos educativos. Nessa primeira década poucas rádios foram inauguradas, pois eram custeadas por pessoas que pagavam mensalidades para a manutenção. Na década seguinte, com a regulamentação da publicidade por Getúlio Vargas, o rádio começa a ganhar um perfil mais comercial, profissional e especializado, com venda de produtos e atrações. Em todo o período que esteve no poder, Vargas viu o rádio como um grande aliado, pois este era uma ferramenta de comunicação de massa já bastante utilizada por líderes da Alemanha e da Itália na época.
Ele inaugura os informativos governamentais obrigatórios no rádio que sobreviveram até os dias atuais.
O rádio na Era Vargas contribuiu em protestos de oposição, e foi também através dele que o Presidente anunciou o Estado Novo, em 1937.
Vargas tenta uma maior aproximação com os trabalhadores brasileiros, que se organizavam em sindicados, para ministrar palestras radiofônicas a fim de divulgar seus feitos e aumentar sua popularidade enquanto Mais próximo entre governo e trabalhadores.
A Hora do Brasil, as mensagens eram produzidas no sentido de reforçar a imagem do patriarca protetor e ― pai dos pobres‖ do Presidente e o sentimento nacionalista que o manteve no poder, assim como fortalecer o elo entre seu governo e a população que estava mais distante da capital do país.
Assista ao Vídeo ...>
1- Sabendo que o Rádio no período Vargas simbolizava a modernização que se processava no Brasil.Também que o mesmo servia aos interesses do governo de vargas para comunicação com o povo, Responda:
* De que forma Getúlio Vargas se utilizou dessa tecnologia para se fortalecer no poder?
Comentários
Postar um comentário