HISTÓRIA EJA Módulo III BRASIL IMPÉRIO: Império do Brasil: O Fim do Tráfico Escravo/A Resistência dos Escravizados/A Crise do Império/Imigração de Europeus.
Aula 06

A Inglaterra pressionava o Brasil para por fim
a escravidão, isso por volta de 1825, sendo dado ao nosso país um prazo de
aproximadamente três anos para concluir o processo de Liberdades.
No final dessa década é aprovado em 1831 a Lei
Feijó que proibia o Tráfico de Escravos, e determinando livres todos os africanos
trazidos para o Brasil.Essa lei não foi cumprida, daí o termo: “Lei para Inglês
ver”.
...ainda a Resistência...
A Abolição Gradativa da Escravidão...



O Segundo Reinado é um período da história do Brasil inerente ao Império do Brasil que compreende 49 anos, iniciando-se com o fim do período regencial em 23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade de Pedro de Alcântara, e tendo o seu término em 15 de novembro de 1889, quando a monarquia constitucional parlamentarista vigente foi derrubada pela proclamação da república.
O Segundo Reinado foi uma época de grande progresso cultural e de grande significância para o Brasil, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas. Denota-se nesta época a solidificação do exército e da marinha, culminando na Guerra do Paraguai em 1865, e mudanças profundas na esfera social, como a gradativa libertação dos escravos negros e o incentivo da imigração europeia para se juntar à força de trabalho brasileira...
Atividade:
1- Explique qual a Relação do Fim da Escravidão e a Imigração Europeia?
Bom Trabalho!
júlio ayleal
Comentários
Postar um comentário