HISTÓRIA EJA Módulo III BRASIL IMPÉRIO: Império do Brasil: O Fim do Tráfico Escravo/A Resistência dos Escravizados/A Crise do Império/Imigração de Europeus.

 08/09/20
Aula 06
3.0.A Lei Eusébio de Queirós (1850) e fim do Tráfico Negreiro Internacional  foi uma modificação que ocorre… | Escravatura no brasil, As leis, História  contemporânea
Fonte imagem: br.pinterest.com

A Inglaterra pressionava o Brasil para por fim a escravidão, isso por volta de 1825, sendo dado ao nosso país um prazo de aproximadamente três anos para concluir o processo de Liberdades.

No final dessa década é aprovado em 1831 a Lei Feijó que proibia o Tráfico de Escravos, e determinando livres todos os africanos trazidos para o Brasil.Essa lei não foi cumprida, daí o termo: “Lei para Inglês ver”.


Abolição da escravatura no Brasil. Desde a vinda da corte portuguesa, em 1808, à sua colônia na América, os ingleses pressionavam a coroa portuguesa pelo fim do tráfico negreiro. Em 1845, a Inglaterra, por meio da Lei Bill Aberdeen (1845) proibia o tráfico de escravos entre África e América.

Lei Eusébio de Queirós (1850) A Lei Eusébio de Queirós (Lei nº 581), promulgada dia 4 de setembro de 1850, proibia o tráfico de escravos. A lei foi elaborada pelo ministro da Justiça, Eusébio de Queirós Coutinho Matoso da Câmara (1812-1868), durante o Segundo Reinado.

...para saber mais link abaixo...>

...ainda a Resistência...


Fonte: https://www.todamateria.com.br/lei-eusebio-de-queiros/

Os quilombos, no passado, constituíram-se em locais de refúgio de escravos africanos e afrodescendentes em todo o continente americano.

abolicionismo foi um movimento político que visou à abolição da escravatura e do comércio de africanos. Desenvolveu-se durante o iluminismo do século XVIII e tornou-se uma das formas mais representativas de ativismo político do século XIX até a atualidade.

abolicionismo no Brasil remonta à primeira tentativa de abolição da escravidão indígena no Brasil, em 1611, à sua abolição definitiva pelo Marquês de Pombal durante o reinado de D. José I, e aos movimentos emancipacionistas no período colonial, particularmente a Conjuração Baiana de 1798, em cujos planos encontrava-se a erradicação da escravidão.
 Após a Independência do Brasil (1822), as discussões a este respeito estenderam-se por todo o período do Império, tendo adquirido relevância a partir de 1850 e caráter verdadeiramente popular a partir de 1870, culminando com a assinatura da Lei Áurea de 13 de maio de 1888, que extinguiu a escravidão no Brasil.

fonte: Wikipedia 



A Abolição Gradativa da Escravidão...



28 de Setembro-Dia da Lei do Ventre Livre – Colégio Montessoriano
Fonte imagem: Montessoriano.com.br

Lei do Ventre Livre declarava livres os filhos de mulher escrava nascidos no Brasil a partir da data da aprovação da lei. Esse instrumento significava, na prática, a abolição gradual da escravidão, pois a geração seguinte nascida no país seria completamente livre. ... Lei nº 2.040, de 28 de setembro de 1871.28 de set. de 2017

Lei dos Sexagenários (1885) - Toda Matéria
Fonte image: todamateria;com;br

Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe ou Lei n.º 3.270, foi promulgada 28 de setembro de 1885, garantindo liberdade aos escravos com 60 anos de idade ou mais, cabendo aos seus proprietários o pagamento de indenização. A indenização deveria ser paga pelo liberto, sendo obrigado a prestar serviços ao seu ex-senhor por mais três anos ou até completar 65 anos de idade.
Fonte: Wikipédia 


LEI ÁUREA - Assinada em 13 de maio de 1888. - Jornal O Aperitivo
Fonte imagem: jornal.jornaloaperitivo.com.br

Lei Áurea (Lei nº 3.353), foi sancionada pela Princesa Dona Isabel, filha de Dom Pedro II, no dia 13 de maio de 1888. A lei concedeu liberdade total aos escravos que ainda existiam no Brasil, um pouco mais de 700 mil, abolindo a escravidão no país

fonte: todamateria.com.br

A partir da década de 1870, a entrada de trabalhadores europeus no Brasil passou a ser oficialmente organizada pelo governo. ... Os primeiros imigrantes chegaram ao Brasil para trabalhar em sistema de parceria nas lavouras de café.

fonte: brasilescola.uol.com.br

Segundo Reinado é um período da história do Brasil inerente ao Império do Brasil que compreende 49 anos, iniciando-se com o fim do período regencial em 23 de julho de 1840, com a declaração de maioridade de Pedro de Alcântara, e tendo o seu término em 15 de novembro de 1889, quando a monarquia constitucional parlamentarista vigente foi derrubada pela proclamação da república.

O Segundo Reinado foi uma época de grande progresso cultural e de grande significância para o Brasil, com o crescimento e a consolidação da nação brasileira como um país independente, e como importante membro entre as nações americanas. Denota-se nesta época a solidificação do exército e da marinha, culminando na Guerra do Paraguai em 1865, e mudanças profundas na esfera social, como a gradativa libertação dos escravos negros e o incentivo da imigração europeia para se juntar à força de trabalho brasileira...

Fonte: Wikipédia 
...para saber mais...>
Vídeo Sobre a Imigração...>

Fonte vídeo: MultiRio youtube https://www.youtube.com/watch?v=nBBbSBZnwHQ

http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/estude/60-cursos/15219-aula-17-%E2%80%93-imigra%C3%A7%C3%A3o-no-brasil-no-segundo-reinado

https://www.youtube.com/watch?v=nBBbSBZnwHQ

Atividade:


1- Explique qual a Relação do Fim da Escravidão e a Imigração Europeia?


Bom Trabalho!


júlio ayleal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA 71 E 72 O ISLÃ e a Expansão do Islamismo: A Conquista da Península Ibérica e as Guerras de Reconquistas: Formação de Portugal e Espanha.

HISTÓRIA EJA IDADE MÉDIA O SERVO

HISTORIA EJA INVASÕES BÁRBARAS