HISTÓRIA 91 SEGUNDA GRANDE GUERRA MUNDIAL: Fim da Segunda Grande Guerra e a Nova Ordem do Mundo.

 28/09/20
Aula 40

FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E A NOVA ORDEM DO MUNDO


Fonte Imagem: fab.mil.br


Segunda Guerra Mundial foi um conflito militar global que durou de 1939 a 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo — incluindo todas as grandes potências — organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo.

Foi a guerra mais abrangente da história, com mais de 100 milhões de militares mobilizados.

Em estado de "guerra total", os principais envolvidos dedicaram toda sua capacidade econômica, industrial e científica a serviço dos esforços de guerra, deixando de lado a distinção entre recursos civis e militares.

 Marcado por um número significante de ataques contra civis, incluindo o Holocausto e a única vez em que armas nucleares foram utilizadas em combate, foi o conflito mais letal da história da humanidade, resultando entre 50 a mais de 70 milhões de mortes.

Geralmente considera-se o ponto inicial da guerra como sendo a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista em 1 de setembro de 1939 e subsequentes declarações de guerra contra a Alemanha pela França e pela maioria dos países do Império Britânico e da Commonwealth.

Alguns países já estavam em guerra nesta época, como Etiópia e Reino de Itália na Segunda Guerra Ítalo-Etíope e China e Japão na Segunda Guerra Sino-Japonesa.

Muitos dos que não se envolveram inicialmente acabaram aderindo ao conflito em resposta a eventos como a invasão da União Soviética pelos alemães e os ataques japoneses contra as forças dos Estados Unidos no Pacífico em Pearl Harbor e em colônias ultramarítimas britânicas, que resultou em declarações de guerra contra o Japão pelos Estados Unidos, Países Baixos e o Commonwealth Britânico.]

A guerra terminou com a vitória dos Aliados em 1945...

Fonte: Wikipedia 
Soviéticos em Berlim

Fonte Imagem:dw.com

Batalha de Berlim foi o último confronto no cenário de guerra europeu, no final da Segunda Guerra Mundial. Nessa batalha, milhões de soldados soviéticos realizaram o ataque à cidade, destruindo-a completamente. Com a conquista de Berlim, Hitler cometeu suicídio e a Alemanha Nazista rendeu-se no início de maio de 1945...
Fonte: https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/batalha-berlim-queda-nazismo.htm

Americanos na Alemanha

Fonte: politize.com.br

Julgamento em Nuremberg

Principais Lideres Nazista Sendo Julgados

 Hermann GöringRudolf HeßJoachim von RibbentropWilhelm Keitel. Atrás, de cima para baixo: Karl DönitzErich RaederBaldur von SchirachFritz Sauckel.

Julgamentos de Nuremberg ou de Nuremberga ,oficialmente Tribunal Militar Internacional vs. Hermann Göring et al.) foram numa série de tribunais militares, organizados pelos Aliados, depois da Segunda Guerra Mundial, e referentes aos processos contra 24 proeminentes membros da liderança política, militar e econômica da Alemanha Nazista

Os julgamentos, a cargo de um Tribunal Militar Internacional (em inglês, International Military Tribunal, IMT), ocorreram na cidade de NurembergAlemanha, entre 20 de novembro de 1945 e 1º de outubro de 1946.

 Esse tribunal serviu como base para a criação do Tribunal Penal Internacional, com sede na cidade de Haia, nos Países Baixos.

Posteriormente, entre 1946 e 1949, foram julgados os Processos de Guerra de Nuremberg, em 12 outros tribunais militares. 

Esses processos referiam-se a 117 acusações por crimes de guerra contra outros membros da liderança nazista...

Fonte: Wikipédia 
Força Expedicionária Brasileira

Fonte Imagem: m.historiadomundo.com.br
Fonte imagem:infoescola.com

Fonte imagem: twitter.com


Força Expedicionária Brasileira (conhecida também pela sigla FEB) foi uma força militar aeroterrestre constituída na sua totalidade por 25 834 homens e mulheres, que durante a Segunda Guerra Mundial foi responsável pela participação do Brasil ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, em suas duas últimas fases — o rompimento da Linha Gótica e a Ofensiva Aliada final naquela frente. 
Tal força (incluídos todos os rodízios e substituições) era formada por uma divisão de infantaria completa (também batizada como 1ª DIE, 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária), uma esquadrilha de reconhecimento, e um esquadrão de caças. Seu lema de campanha, "A cobra está fumando", era uma alusão irônica ao que se afirmava à época de sua formação, que seria "Mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa"


Batalha do Monte Castelo Itália 
Tropas brasileiras em Torre di Nerone, perto de Monte Castello

Batalha de Monte Castello foi travada ao final da Segunda Guerra Mundial, entre as tropas aliadas e as forças do Exército Alemão, que tentavam conter o seu avanço no Norte da Itália.

 A batalha marcou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) no conflito.

 A batalha arrastou-se por três meses, de 24 de novembro de 1944 a 21 de fevereiro de 1945, durante os quais se efetuaram seis ataques, com grande número de baixas brasileiras devido a vários fatores. 


Quatro dos ataques não tiveram êxito, por falhas de estratégia, mas a batalha chegou a seu fim em 21 de fevereiro de 1945 com a vitória dos aliados, a derrota dos alemães e a tomada de Monte Castello por tropas brasileiras...

Fonte: Wikipédia 


Fonte imagem: Wikipedia 

Organização das Nações Unidas (ONU), ou simplesmente Nações Unidas, é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional. 
Uma substituição à Liga das Nações, a organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele. 
Na altura de sua fundação, a ONU tinha 51 estados-membros; hoje são 193. A sua sede está localizada em ManhattanNova York, e possui extraterritorialidade
Outros escritórios situam-se em Genebra, Nairóbi e Viena. A organização é financiada com contribuições avaliadas e voluntárias dos países-membros. 
Os seus objetivos incluem manter a segurança e a paz mundial, promover os direitos humanos, auxiliar no desenvolvimento econômico e no progresso social, proteger o meio ambiente e prover ajuda humanitária em casos de fome, desastres naturais e conflitos armados.

Fonte Wikipédia 

Fonte Imagem: Wikipédia 

Os bombardeamentos atômicos das cidades de Hiroshima e Nagasaki[nota 1] foram dois bombardeios realizados pelos Estados Unidos contra o Império do Japão durante os estágios finais da Segunda Guerra Mundial, em agosto de 1945. Foi o primeiro e único momento na história em que armas nucleares foram usadas em guerra e contra alvos civis.

Depois de uma campanha de bombardeios que destruiu várias cidades japonesas, os Aliados preparavam-se para uma invasão do Japão. A guerra na Europa terminou quando a Alemanha nazista assinou o acordo de rendição em 8 de maio de 1945, mas a Guerra do Pacífico continuou. Juntamente com Reino Unido e China, os Estados Unidos pediram a rendição incondicional das forças armadas japonesas na Declaração de Potsdam em 26 de julho de 1945, ameaçando uma "destruição rápida e total".

Em agosto de 1945, o Projeto Manhattan dos Aliados tinha testado com sucesso um artefato atômico e produzido armas com base em dois projetos alternativos. O 509º Grupo Composto das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos foi equipado com aeronaves Boeing B-29 Superfortress que poderiam ficar em Tinian, nas Ilhas Marianas. A bomba atômica de urânio (Little Boy) foi lançada sobre Hiroshima em 6 de agosto de 1945, seguido por uma explosão de uma bomba nuclear de plutônio (Fat Man) sobre a cidade de Nagasaki em 9 de agosto. Dentro dos primeiros 2-4 meses após os ataques atômicos, os efeitos agudos das explosões mataram entre 90 mil e 166 mil pessoas em Hiroshima e 60 mil e 80 mil seres humanos em Nagasaki; cerca de metade das mortes em cada cidade ocorreu no primeiro dia. Durante os meses seguintes, vários morreram por causa do efeito de queimaduras, envenenamento radioativo e outras lesões, que foram agravadas pelos efeitos da radiação. Em ambas as cidades, a maioria dos mortos eram civis, embora Hiroshima tivesse muitos militares.

Em 15 de agosto, poucos dias depois do bombardeio de Nagasaki e da declaração de guerra da União Soviética, o Japão anunciou sua rendição aos Aliados. Em 2 de setembro, o governo japonês assinou o acordo de rendição, encerrando a Segunda Guerra Mundial. O papel dos bombardeios na rendição do Japão e a sua justificação ética ainda é motivo para debates.


O Mundo Muda!

Surge uma Nova Ordem no Mundo!

 Fonte imgem:coladawebe.com

ATIVIDADE:

1-Pesquise um Fato Inédito não Tratado nos Temas Abordados, e

Destaque teu Entendimento. 


Bom Trabalho!


JúlioAyLeal.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EJA MÓDULO IV REPÙBLICA VELHA - O CORONELISMO e a República do Café com Leite.

HISTORIA EJA INVASÕES BÁRBARAS

EJA MÓDULO III O SEGUNDO REINADO: A Escravidão no Brasil Império.