HISTÓRIA 91 A ERA VARGAS: Conquistas e avanços no Brasil/CLT-Trabalhismo-Economia.

 31/08/20

Aula 36


Conquistas e avanços no Brasil/CLT-Trabalhismo-Economia.

O Trabalhismo na Era Vargas

VARGAS:CLT-ECONOMIA e TRABALHISMO.

A partir da década de 1930, vislumbramos um novo cenário político no Brasil onde a relação dos cidadãos e as instituições de controle político sofrem uma sensível mudança. A nação, grosso modo, sofreu uma mudança em sua arena política. Nesta época, as populações camponesas deixaram de representar a maioria dos cidadãos e trabalhadores que configuraram o cenário político dessas nações. Para tanto, os processos de industrialização e urbanização são de fundamental importância...

para Saber Mais...>

LINK:


O Trabalhismo na Era Vargas


Acompanhando a tendência mundial da época e de acordo com o modelo do próprio populismo que caracterizou a Era Vargas, durante o Estado Novo foi produzida e implantada vasta legislação sobre os direitos trabalhistas.

Inicialmente, a legislação sindical foi elaborada para patrões e empregados, enquadrando e regulamentando as relações entre capital, burguesia, trabalho, operariado. As organizações de classes, partidos, sindicatos e associações foram responsabilizadas pelos conflitos individualistas, devendo ser substituídas por organizações que produzissem o consenso, organizadas pelo Estado, que formularia as diretrizes para o engrandecimento do país, cabendo a todos colaborar nesse esforço...>

Link:


Assista Também o Vídeo ...>

Fonte: Youtube históriAção Humanas prof. Jener Cristiano


Era Vargas: resumo, características, mapa mental e exercícios

Conceito de populismo

Populismo é um conjunto de práticas políticas que se justificam num apelo ao "povo", geralmente contrapondo este grupo a uma "elite". Não existe uma única definição do termo, que surgiu no século XIX e tem obtido diferentes significados desde então. Poucos atores políticos descrevem a si mesmos como "populistas", e no discurso político o termo geralmente é aplicado a outros pejorativamente. Em filosofia política e nas ciências sociais, diferentes definições de populismo têm sido usadas. O termo também é usado de forma variada entre países e contextos políticos diferentes.

Assim, o "povo", como categoria abstrata, é colocado no centro da ação política, independentemente dos canais típicos da democracia representativa. Exemplos típicos são o populismo russo do final do século XIX, que visava transferir o poder político às comunas camponesas por meio de uma reforma agrária radical ("partilha negra"), e o populismo americano, que, na mesma época, propunha o incentivo à pequena agricultura através da prática de uma política monetária baseada na expansão da base monetária e do crédito (bimetalismo).

Historicamente, o populismo tornou-se uma força importante na América Latina, principalmente a partir de 1930, estando associado à industrialização, à urbanização e à dissolução das estruturas políticas oligárquicas, que concentravam firmemente o poder político na mão de aristocracias rurais. No Brasil, a gênese do populismo está ligada à Revolução de 1930, que derrubou a República Velha oligárquica e colocou no poder Getúlio Vargas, que viria a ser a figura central da política brasileira até seu suicídio, em 1954...

Saiba Mais...>

Link...> abaixo...>

Fonte: Wikipedia 

https://pt.wikipedia.org/wiki/Populismo



Populismo


Acompanhando a tendência mundial da época e de acordo com o modelo do próprio populismo que caracterizou a Era Vargas, durante o Estado Novo foi produzida e implantada vasta legislação sobre os direitos trabalhistas.

Inicialmente, a legislação sindical foi elaborada para patrões e empregados, enquadrando e regulamentando as relações entre capital, burguesia, trabalho, operariado. As organizações de classes, partidos, sindicatos e associações foram responsabilizadas pelos conflitos individualistas, devendo ser substituídas por organizações que produzissem o consenso, organizadas pelo Estado, que formularia as diretrizes para o engrandecimento do país, cabendo a todos colaborar nesse esforço

governos fortes e centralizados sob a direção de líderes reformistas, carismáticos, autoritários e com grande apoio popular).

Entre os fatores que contribuíram para o surgimento do Populismo destacam-se a Incapacidade das camadas dominantes para criar um instrumental político que pudesse promover o desenvolvimento econômico e a Inexistência de organismos sindicais operantes entre os trabalhadores.

O Populismo foi um dos fenômenos políticos mais marcantes da América Latina durante o século XX, seus principais representantes foram Juan Domingo Perón (Argentina), Lázaro Cádernas (México), Getúlio Vargas (Brasil), Carlos Ibanês del Campo (Chile) e Gustavo Rojas Pinilla (Colômbia).

Características

Os governos populistas na América Latina, estão marcados por diversas características em comum dentre elas gostaríamos de destacar:

·         políticas econômicas voltas para o incentivo da industrialização e substituição de importações;

·         o desenvolvimento de ideologias nacionalistas que pregavam a união das diferentes classes sociais sobre a tutela do estado, tendo o líder muitas vezes sido confundido ou se fazendo confundir com o próprio estado e o antagonismo com aqueles que fossem contrários aos governos populistas;

·         fenômeno urbano que se utiliza das massas para se apoiar;

·         criação de políticas trabalhistas e controle de sindicatos pelo poder público possibilitava um maior controle sobre as massas trabalhadoras urbanas;

·         práticas anti-imperialista, como nacionalização de “setores estratégicos” para o país ( petróleo, estradas de ferro …)

·         governos fortes e centralizados sob a direção de líderes reformistas, carismáticos, autoritários e com grande apoio popular).

·         Entre os fatores que contribuíram para o surgimento do Populismo destacam-se a Incapacidade das camadas dominantes para criar um instrumental político que pudesse promover o desenvolvimento econômico e a Inexistência de organismos sindicais operantes entre os trabalhadores.

·         O Populismo foi um dos fenômenos políticos mais marcantes da América Latina durante o século XX, seus principais representantes foram Juan Domingo Perón (Argentina), Lázaro Cádernas (México), Getúlio Vargas (Brasil), Carlos Ibanês del Campo (Chile) e Gustavo Rojas Pinilla (Colômbia).

Fonte: https://www.coladaweb.com/politica/populismo

* araSaber ainda mais...>

Vídeos 


 
Vídeo Complementar.
Fonte youtube: HistoriAção Humanas Prof. Jener Cristiano


ATIVIDADE:


1- Leia os Textos, Assista aos Vídeos e Liste as Conquistas Obtidas pelos Brasileiros no Governo Vargas?



Bom Trabalho!


Júlio Ay Leal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA 71 E 72 O ISLÃ e a Expansão do Islamismo: A Conquista da Península Ibérica e as Guerras de Reconquistas: Formação de Portugal e Espanha.

HISTÓRIA EJA IDADE MÉDIA O SERVO

HISTORIA EJA INVASÕES BÁRBARAS