HISTÓRIA 71 e 72 O ISLÃ E A EXPANSÃO DO ISLAMISMO: O Legado Mourisco e a Formação da Identidade Ibérica.
Aula 38
O Legado Mourisco e a Formação da Identidade Ibérica.
Árabes "muçulmanos" entraram na Península Ibérica em 711 e, até 1249 em Portugal e 1492 em Espanha, tiveram uma influência grande em várias áreas, o legado islâmico no território que hoje é Portugal, embora menor que no oriente peninsular (Espanha), é imenso.
o povo árabe nascido na Península arábica, devido ao comércio que praticava e à guerra santa para oriente e ocidente, conheceu vários povos com culturas diversas, originando a cultura islâmica ou árabe.
OS MOUROS

Influenciados vários por povos como gregos, romanos, bizantinos, indianos, persas, egípcios, judeus, hindus e chineses.
Da China os Árabes trouxeram para a Europa invenções importantes, como a bússola, um dos contributos para o avanço dos conhecimentos náuticos e geográficos em Portugal. O papel, tendo fundado na Península Ibérica a primeira fábrica europeia; a pólvora, que contribuiu para revolucionar as técnicas militares.
Divulgaram conhecimentos matemáticos, filosóficos e científicos, aos quais foram acrescentando novos conceitos de Álgebra, Medicina, Astronomia e Aritmética.
Espalharam, por exemplo, o sistema de numeração hindu, a que chamamos árabe ou decimal. À semelhança dos Romanos mantiveram um estilo de vida mediterrânico, urbano, luxuoso, visível, não tanto em Portugal, mas nas mesquitas e nos palácios de Espanha, onde o tamanho, a decoração, os banhos, as fontes e os jardins manifestam fausto e riqueza. No entanto as cidades de Coimbra, Lisboa, Faro, Évora e outras, foram cidades islamizadas, onde ainda se encontram troços de muralhas, portas, traçados urbanos e vestígios de mesquitas.
A língua portuguesa sofreu maior influência do Latim, então falado pelos romanos, no entanto o árabe é a segunda constituinte da língua portuguesa, do qual recebeu mais de seiscentas palavras: como alcaide, almoxarife, alferes, almirante, arrais, alfândega, atalaia, arsenal, harém, oxalá (queira Deus), salamaleque (do árabe”as-salam’alaik”= a paz esteja contigo), azeitona, azeite, arroz, alfarrobeira, alfazema, alface, algodão, açúcar, açafrão, café, limão, açougue, nora, azenha, açude, alqueire, almude, arrátel, arroba; algarismo, álgebra; cáravo ou caravela, barco, Algarve, Albufeira, Alcântara, Alcorão, etc.
Obras literárias, várias inéditas, que descrevem Lisboa como uma cidade bonita com palácios, mesquitas, jardins, termas e mercados.
Há lendas de mouras encantadas, poesias... ... provérbios ou ditados populares das mais variadas proveniências quer ocidental, chinesa, indiana, mexicana ou árabe etc... têm uma força educativa, transmitem em poucas palavras a verdade das coisas e são universais...
A cultura popular vai-se espalhando e perde-se na sua origem... ... também podem chegar através de um povo que lhes dá a paternidade... ...pode permanecer o sentido, mas mudarem devido à nova cultura e a influência também pode estar na forma de pensamento ou na organização frásica:
– “Tal pai, tal filho”;
– “Cada macaco em seu galho”;
– “Casa de ferreiro, espeto de pau”;
– “Mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar”;
– “Antes só que mal acompanhado”
* Texto Simplificado...
...Fonte original link abaixo...>>>
Autora: Maria do Céu Carvalho Dias.
A península Ibérica era habitada por povos primitivos que ainda viviam de forma paleolítica até a chegada dos fenícios, que fundaram algumas cidades ao longo da costa leste. Após os fenícios, vieram os cartagineses (descendentes de fenícios com africanos) e gregos, este último batizou a região de Ibéria, denominação que existe até hoje.
Em 218 a.c os romanos invadem a península, primeiro ocupam os antigos territórios cartagineses e depois iniciam o processo de romanização do território, tendo resistência dos povos lusitanos, mas depois de um longo conflito, finalmente foram derrotados e romanizados. Uma vez dominada e romanizada, a Península foi dividida...
Invasão Árabe
No ano de 711 do século VIII da nossa era, o general Tarik comanda tropas muçulmanas para uma invasão a península ibérica, aproveitando a fragilidade política visigoda, devido a disputa de poder. A vitória foi rápida, e contou com o apoio de minorias que eram perseguidos pelos cristãos, como os judeus. Os visigodos que ficaram, assimilaram aos muçulmanos, mantendo-se cristãos, mas submissos as leis dos Árabes, conhecidos também como moçarábes, os que formaram resistência, refugiaram-se nas montanhas do extremo norte, formando o reino das Astúrias, que mais tarde iniciaram a guerra da reconquista, que durou até 1492, já na idade Moderna.
...Em 1492 Fernando de Aragão e Isabel de Castela se casam e unem os dois reinos, formando a Espanha, com essa união, o reino mouro de Granada foi derrotado, pondo fim a última resistência Árabe na região.


Paulo Medford
Os Muçulmanos na Península Ibérica: a herança muçulmana
Bom Trabalho!
Comentários
Postar um comentário