HISTÓRIA 71 e 72 O ISLÃ E A EXPANSÃO DO ISLAMISMO: O Legado Mourisco e a Formação da Identidade Ibérica.

14/09/20
Aula 38 

 O Legado Mourisco e a Formação da Identidade Ibérica.

A Presença Islâmica em Portugal | Portal IslamBR
Fonte Imagem:islambr.com.br

 Árabes "muçulmanos" entraram na Península Ibérica em 711 e, até 1249 em Portugal e 1492 em Espanha, tiveram uma influência grande em várias áreas, o legado islâmico no território que hoje é Portugal, embora menor que no oriente peninsular (Espanha), é imenso.

o povo árabe nascido na Península arábica, devido ao comércio que praticava e à guerra santa para oriente e ocidente, conheceu vários povos com culturas diversas, originando a cultura islâmica ou árabe.

OS MOUROS

delacroix_sultan

Fonte Imagem:https://www.revistabrazilcomz.com/conheca-a-breve-historia-da-espanha-muculmana/

Influenciados  vários por povos como gregos, romanos, bizantinos, indianos, persas, egípcios, judeus, hindus e chineses.

Da China os Árabes trouxeram para a Europa invenções importantes, como a bússola, um dos contributos para o avanço dos conhecimentos náuticos e geográficos em Portugal. O papel, tendo fundado na Península Ibérica a primeira fábrica europeia; a pólvora, que contribuiu para revolucionar as técnicas militares. 

Divulgaram conhecimentos matemáticos, filosóficos e científicos, aos quais foram acrescentando novos conceitos de Álgebra, Medicina, Astronomia e Aritmética.

Espalharam, por exemplo, o sistema de numeração hindu, a que chamamos árabe ou decimal. À semelhança dos Romanos mantiveram um estilo de vida mediterrânico, urbano, luxuoso, visível, não tanto em Portugal, mas nas mesquitas e nos palácios de Espanha, onde o tamanho, a decoração, os banhos, as fontes e os jardins manifestam fausto e riqueza. No entanto as cidades de Coimbra, Lisboa, Faro, Évora e outras, foram cidades islamizadas, onde ainda se encontram troços de muralhas, portas, traçados urbanos e vestígios de mesquitas. 

A língua portuguesa sofreu maior influência do Latim, então falado pelos romanos, no entanto o árabe é a segunda constituinte da língua portuguesa, do qual recebeu mais de seiscentas palavras:  como alcaide, almoxarife, alferes, almirante, arrais, alfândega, atalaia, arsenal, harém, oxalá (queira Deus), salamaleque (do árabe”as-salam’alaik”= a paz esteja contigo), azeitona, azeite, arroz, alfarrobeira, alfazema, alface, algodão, açúcar, açafrão, café, limão, açougue, nora, azenha, açude, alqueire, almude, arrátel, arroba; algarismo, álgebra; cáravo ou caravela, barco,  Algarve, Albufeira, Alcântara, Alcorão, etc.

Obras literárias, várias inéditas, que descrevem Lisboa como uma cidade bonita com palácios, mesquitas, jardins, termas e mercados. 

Há lendas de mouras encantadas,  poesias... ... provérbios ou ditados populares das mais variadas proveniências quer ocidental, chinesa, indiana, mexicana ou árabe etc... têm uma força educativa, transmitem em poucas palavras a verdade das coisas e são universais...

A cultura popular vai-se espalhando e perde-se na sua origem... ... também podem chegar através de um povo que lhes dá a paternidade... ...pode permanecer o sentido, mas mudarem devido à nova cultura e a influência também pode estar na forma de pensamento ou na organização frásica:

– “Tal pai, tal filho”;
– “Cada macaco em seu galho”;
– “Casa de ferreiro, espeto de pau”;
– “Mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar”;
– “Antes só que mal acompanhado”

* Texto Simplificado...

...Fonte original link abaixo...>>>

Autora: Maria do Céu Carvalho Dias.

https://hciberica.wordpress.com/2014/10/01/os-arabes-a-heranca-ou-o-legado-em-portugal/
LEGADO MOURISCO na Hoje Espanha na península Ibérica.
Em um período de quase 800 anos, o que hoje corresponde a Portugal e Espanha faziam parte do mundo muçulmano e árabe. Vamos conhecer um pouco dos antigos mouros que habitavam a península Ibérica, além do seu legado e construções.

A península Ibérica era habitada por povos primitivos que ainda viviam de forma paleolítica até a chegada dos fenícios, que fundaram algumas cidades ao longo da costa leste. Após os fenícios, vieram os cartagineses (descendentes de fenícios com africanos) e gregos, este último batizou a região de Ibéria, denominação que existe até hoje.

Em 218 a.c os romanos invadem a península, primeiro ocupam os antigos territórios cartagineses e depois iniciam o processo de romanização do território, tendo resistência dos povos lusitanos, mas depois de um longo conflito, finalmente foram derrotados e romanizados. Uma vez dominada e romanizada, a Península foi dividida...

Invasão Árabe

 No ano de 711 do século VIII da nossa era, o general Tarik comanda tropas muçulmanas para uma invasão a península ibérica, aproveitando a fragilidade política visigoda, devido a disputa de poder. A vitória foi rápida, e contou com o apoio de minorias que eram perseguidos pelos cristãos, como os judeus. Os visigodos que ficaram, assimilaram aos muçulmanos, mantendo-se cristãos, mas submissos as leis dos Árabes, conhecidos também como moçarábes, os que formaram resistência, refugiaram-se nas montanhas do extremo norte, formando o reino das Astúrias, que mais tarde iniciaram a guerra da reconquista, que durou até 1492, já na idade Moderna.

...Em 1492 Fernando de Aragão e Isabel de Castela se casam e unem os dois reinos, formando a Espanha, com essa união, o reino mouro de Granada foi derrotado, pondo fim a última resistência Árabe na região.


Califato_de_Córdoba-1000

Fonte da Imagem:https://www.revistabrazilcomz.com/conheca-a-breve-historia-da-espanha-muculmana/
... palavras de origem árabe foram introduzidas no vocabulário hispano-lusitano, como: almanaque, açúcar, azar, alcateia, alfaiate, algarismo, algodão, arroz, enxaqueca, garrafa, fulano, javali, laranja, limão, magazine, oxalá, matraca, safra, tambor, tapete, xarope, xaveco, xadrez, álgebra, café, cifra, nora, damasco, chafariz, algodão, almofada, algema, mesquinho, sucata, entre muitas outras, são no total mais de 600 palavras e expressões de origem árabe na língua portuguesa...

800px-Patio_de_Santa_Isabel
Fonte Imagem:https://www.revistabrazilcomz.com/conheca-a-breve-historia-da-espanha-muculmana/
Fonte dos Textos:
... sendo extraído "fragmentos" e ou ideias...
Abaixo Autor dos Textos e Site:
Paulo Medford

Paulo Medford

Sou natural da cidade de Feira de Santana, no estado da Bahia, Brasil, tenho 27 anos, sou Pós Graduado em História, amante dos grandes mistérios, das infinitas possibilidades...
Link: https://www.revistabrazilcomz.com/conheca-a-breve-historia-da-espanha-muculmana/
...>>> para saber mais visite o Site  acima e leia os Textos na integra...>>>
JúlioayLeal

Os Muçulmanos na Península Ibérica: a herança muçulmana

Fonte Vídeo: youtube escolamágica
Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4G6J5J1K61o


...>>>para saber bem mais e recordar sobre os Árabes Muçulmanos e a ideia geral da História da península Ibérica
 ...Assista o Vídeo abaixo, está muito bem explicado pela Débora Aladim... >>>

                                                     *      VÍDEO MUITO BOM !                                                                 
                                                Fonte do Vídeo: youtube Débora Aladim
                                      LINK VÍDEO:  https://www.youtube.com/watch?v=q2V_9xzHiy8

                                                                      ATIVIDADE:                                                                        

1- Liste as Contribuições Culturais dos Mouros e Árabes para a Identidade dos povos de origens portuguesas, inclusive a formação do povo brasileiro!

 Bom Trabalho!


Júlio Ay Leal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA 71 E 72 O ISLÃ e a Expansão do Islamismo: A Conquista da Península Ibérica e as Guerras de Reconquistas: Formação de Portugal e Espanha.

HISTÓRIA EJA IDADE MÉDIA O SERVO

HISTORIA EJA INVASÕES BÁRBARAS