ARTES 71 E 72 ARTE LITERÁRIA EMOTIVA: Técnica, Sensitiva e Expressiva.

 14/09/20
Aula 38

O Drama, a Tragédia, a Comédia, a  Paródia e a Elegia.

Teatro · comédia · tragédia · máscaras · máscara · faces - ilustração de  vetor © Christos Georghiou (Krisdog) (#6071014) | Stockfresh
Fonte Image: br.stockfresh.com

O DRAMA

No campo da arte, a palavra drama contém múltiplos significados. Segundo os dicionários Houaiss e Aulete, "drama" pode significar: "forma narrativa em que se figura ou imita a ação direta dos indivíduos", "texto em verso ou prosa, escrito para ser encenado" ou mesmo a "encenação desse texto". Por analogia, pode ser, ainda, "qualquer narrativa no âmbito da prosa literária em que haja conflito ou atrito", podendo ser contonovelaromance etc., ou mesmo toda a arte dramática.

O termo é também encontrado no cinema, na televisão, no rádio, significando um texto ficcional, peça teatral ou filme de caráter "sério", não cômico, que apresenta um desenvolvimento de fatos e circunstâncias compatíveis com os da vida real.

Na vida cotidiana, um conjunto de acontecimentos complicados, difíceis ou tumultuosos pode ser um drama, assim como um acontecimento que causa dano, sofrimento, dor. Mas estes são apenas alguns dos significados mais conhecidos.


Fonte:: Wikipédia 

...O Gênero Dramático (ou Teatral) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico.

No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.

Origem:

Desde a Antiguidade o gênero dramático, originário na Grécia, eram textos teatrais encenados essencialmente como culto aos deuses, os quais eram representados nas festas religiosas.

Entre os principais autores do gênero dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406 a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.).

A encenação dos textos de gênero dramático tinha o objetivo de despertar emoções na plateia, fenômeno chamado de "catarse".

Fonte: https://www.todamateria.com.br/genero-dramatico/


A TRAGÉDIA

Tragédia (do grego antigo τραγῳδία, composto de τράγος, "cabra" e ᾠδή, "música") é uma forma de drama que se caracteriza pela sua seriedade e dignidade, pondo frequentemente em causa os deuses, o destino ou a sociedade.

Suas origens são obscuras, mas é, certamente, derivada da rica poética e tradição religiosa da Grécia Antiga. Suas raízes podem ser rastreadas mais especificamente nos ditirambos, os cantos e danças em honra ao deus grego Dionísio (conhecido entre os romanos como Baco). Dizia-se que estas apresentações etilizadas e extáticas foram criadas pelos sátiros, seres meio bodes que cercavam Dionísio em suas orgias, e as palavras gregas τράγος, tragos, (bode) e ᾠδή, odé, (canto) foram combinadas na palavra tragosoiodé (algo como "canções dos bodes"), da qual a palavra tragédia é derivada. No sentido vulgar, tragédia, desgraça e drama são sinônimos.


Fonte: Wikipedia 

... 

Características: 

A Tragédia grega foi o primeiro gênero teatral .

As tragédias eram textos teatrais que apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as quais envolveriam personagens nobres e heroicas: deuses, semideuses e heróis mitológicos.

Todas elas possuíam uma característica comum: tensão permanente e o final infeliz e trágico.

Segundo o filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.) a Tragédia era um gênero maior capaz de transmitir nas pessoas as sensações vividas pelas personagens.

Fonte:  https://www.todamateria.com.br/tragedia-grega/

....Também!

...Clima de tensão permanente e indícios do final trágico: diferentemente do dramático, não há ambiguidade em relação ao fim, desde o início há a ameaça da catástrofe que acaba sendo inevitável.

Essas características não estão presas a nenhum gênero, elas podem estar presentes em qualquer obra, de qualquer período literário. Então dizemos que, no texto, há presença do trágico.

Fonte:   https://www.lendo.org/a-tragedia-grega/

A COMÉDIA

comédia é o uso de humor nas artes cênicas. Também pode estar presente em um espetáculo, história, ou até mesmo em um filme, que recorre intensivamente ao humor. De forma geral, "comédia" é o que é engraçado, que faz rir. Independentemente se está relacionado com pessoas e pode ter um sentido "agressivo" não deixa de ser comédia.

comediante, também conhecido como humorista é o ator ou atriz conhecido por seu dom cômico, onde suas atuações e principais trabalhos são principalmente voltadas para o seguimento do humor ou comédia.

Fonte: Wikipedia 

...Do latim comoedĭa, uma comédia é uma peça de teatro que apresenta cenas e situações maioritariamente humorísticas ou, no mínimo, divertidas. As comédias procuram entreter e divertir o público, dando-lhe vontade de rir, e em que os finais costumam ser felizes. A comédia é também o gênero que agrupa todas as obras com essas características.

Por mais contraditório que possa parecer, a comédia é um gênero dramático, tendo em conta que se trata de um gênero literário ou artístico que apresenta vários episódios da vida...

Fonte:  https://conceito.de/comedia

...Também!

...A Comédia é um dos gêneros teatrais escrito geralmente em versos, que tem início na Grécia Antiga.

Trata-se de um gênero crítico burlesco e humorado que satiriza diversos aspectos da sociedade desde os costumes, hábitos, moral, figuras nobres, instituições políticas, dentre outros.

Fonte:  https://www.todamateria.com.br/comedia-grega/

A paródia

Paródia - Dicio, Dicionário Online de Português

A paródia

paródia é uma releitura cômica de alguma composição literária ou musical, que frequentemente utiliza ironia e deboche. Ela geralmente é parecida com a obra original, e quase sempre tem sentidos diferentes.

A paródia surge a partir de uma nova interpretação, da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. O seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria...

FONTE; Wikipédia 
...   A paródia é o produto da desconstrução da realidade para a sua futura, ou imediata, reconstrução. E, sendo um efeito de linguagem que propõe uma nova forma de olhar e ler a realidade, esse mecanismo linguístico tem sido cada vez mais incorporado nas produções literárias contemporâneas.
Fonte:  https://www.infoescola.com/generos-literarios/parodia/

...Também!  ...

paródia consiste na recriação de um texto conservando a ideia central do hipertexto (texto de referência), mas atribuindo a ele efeitos mais sarcásticoshumorísticos e críticos. Podemos dizer que a paródia é um exercício de intertextualidade cujo objetivo é levar o leitor a fazer uma reflexão crítica a respeito do que acontece na sociedade...

FONTE: https://escolakids.uol.com.br/portugues/parodia.htm

THIAGO VENTURA - TIGAS E OS 300 DE ESPARTA (versão filme 300)

Fonte youtube Fernando Oliveira
Link:  https://www.youtube.com/watch?v=gPqs3yIWCxQ


https://www.youtube.com/watch?v=JBFRkJUAjyQ

ELEGIA

Elegia consiste em uma poesia melancólica, triste ou complacente, sendo empregada principalmente em textos de lamento de morte, em letras de músicas para funerais e em demais situações que acarretem a sensação de intensa tristeza, pesar e saudosismo.

A palavra Elegia tem suas origens no grego e é entendida como canto melancólico ou triste. Nesse tipo de literatura, o poeta geralmente manifesta uma ideia em forma de lamento e essa lamentação costuma estar associada à morte ou a grandes perdas, ao desamor, ao passar do tempo etc. Devido a essa característica, os poemas em Elegia são empregados para fazer homenagens a uma pessoa falecida, sendo que tais homenagens podem ser realizadas em formato de texto ou de canções.

Fonte:: https://www.figuradelinguagem.com/literatura/elegia/

ATIVIDADE:

1- Estude os Gêneros apresentado, escolha uma obra dentre esses e faça teu comentário no caderno.

Bom Trabalho!

JúlioAyLeal.






.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA 71 E 72 O ISLÃ e a Expansão do Islamismo: A Conquista da Península Ibérica e as Guerras de Reconquistas: Formação de Portugal e Espanha.

HISTÓRIA EJA IDADE MÉDIA O SERVO

HISTORIA EJA INVASÕES BÁRBARAS