ARTE 61 A ARTE DA ESCRITA: Expressões Literárias: "Gêneros": A Novela

 21/09/20
Aula 39

A NOVELA



Joaquim Maria Machado de Assis

Fonte Imagem: Wikipédia 


Um pouco de Machado de Assis


Nasceu no Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 e morreu Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908).

É considerado por críticos e estudiosos, um dos maiores nome da literatura brasileira, tendo influenciado grandes nomes, como Olavo Bilac, Lima Barreto, Drummond de Andrade entre muitos outros.

Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário.

 

Vivenciou a  abolição da escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, também diversas reviravoltas pelo mundo em finais do século XIX e início do XX, tendo sido grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época e é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.

Sua obra constitui-se de dez romances, duzentos contos, dez peças teatrais, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas

 é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881.

 É Considerada sua melhor obras as da Trilogia Realista.

Algumas obras  de destaque:  Ressurreição, A Mão e a Luva, Helena e Iaiá Garcia, onde notam-se características herdadas do Romantismo.

Fundou e foi o primeiro presidente unânime da Academia Brasileira de Letras.

Machado de Assis e Eça de Queiroz são considerados os dois maiores escritores em Língua portuguesa do século XIX.

Fonte: Texto composto de ideias do Wikipédia.

Bem!  A sua Obra o Alienista é Um Conto ou uma Novela. Até mesmos Críticos Literários estão divididos em suas opiniões e conclusões.E tudo isso vem a propósito, pois a Novela, o Conto e o Romance muitas vezes são confundidos, pois a Linha que os separa é uma Linha Tênue...

De Certo modo e de forma simplificada pode-se dizer que novela é uma narração em prosa menor que o romance e maior que o conto. Portanto, é correto afirmar que se trata de um texto situado em posição intermediária entre o romance e o conto.

O conto, a novela e o romance são três gêneros literários distintos, mas que devido a semelhanças de algumas de suas características, podem confundir o leitor quanto ao tipo de texto que está sendo lido. Esta confusão é bastante natural, pois diferentes textos literários costumam ter características similares, embora pertençam a gêneros distintos.  Sendo assim, é importante ressaltar as principais características desses três gêneros.

conto é uma narrativa curta, que em geral, apresenta um número reduzido de personagens em relação à novela e ao romance. A ação costuma ocorrer em um curto espaço de tempo e geralmente e a história gira em torno de um único conflito. Alguns escritores se destacaram no gênero. No Brasil, temos em Machado de Assis um exemplo. A literatura universal é repleta de grandes nomes que são considerados mestres da narrativa curta, como Edgar Allan Poe e Guy de Maupassant, ambos considerados também precursores do terror e do sobrenatural.

novela, assim como o conto, costuma a organizar-se em torno de um único conflito e também possui um número reduzido de personagens em relação ao romance, porém ela é mais extensa. É um gênero que facilmente pode ser confundido tanto com o conto, quanto com o romance. Um autor que se destacou no gênero é o escritor russo Lev Tolstói.

romance é mais extenso em relação aos anteriores e se diferencia deles não só pelo maior número de páginas, mas também por trazer uma quantidade maior de personagens que se relacionam através dos conflitos que não são únicos, como nos tipos anteriores. Entre os escritores que se sobressaem nesse gênero temos no Brasil nomes como Machado de Assis, Érico Veríssimo e Graciliano Ramos. Na literatura universal, nomes como Gustave Flaubert, Fiódor Dostoiévski e Jane Austen são muito lembrados quando o assunto é romance.


Novela

Fonte: Imagem e Texto Link:

 

Algumas  novelas mais famosas do mundo são:

  • El guardián entre el centeno (J.D. Salinger)
  • El Código Da Vinci (Dan Brown)
  • El Principito ( Antoine de Saint-Exupéry)
  • Ella ( H.Rider Haggard)
  • Las crónicas de Narnia: El León, la Bruja y el Armario (Clive Staples Lewis)
  • Diez negritos (Agatha Christie)
  • El Hobbit (J.R.R. Tolkien)
  • Saga de Harry Potter (J.K. Rowling)

  • Fonte: https://www.venelogia.com/archivos/8063/

Obs:   As Novelas da Televisão,  na verdade são Telenovelas, assim como têm Novelas Radiofônicas, no Rádio, mas todas partem do mesmo princípio que a Novela Literária.


ATIVIDADE:

1-Com tuas palavras conte  qual o teu entendimento do que é uma Novela Literária.

De um exemplo!


Bom Trabalho!


JulioAyLeal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA 71 E 72 O ISLÃ e a Expansão do Islamismo: A Conquista da Península Ibérica e as Guerras de Reconquistas: Formação de Portugal e Espanha.

HISTÓRIA EJA IDADE MÉDIA O SERVO

HISTORIA EJA INVASÕES BÁRBARAS