HISTÓRIA EJA MÓDULO III A MONARQUIA DO BRASIL

10/08/2020
Aula 02 Segundo Semestre.
EJA M III

* Temática do Segundo Semestre Módulo III girará dentro da História do Brasil, período da Monarquia Brasileira. 

A Monarquia do Brasil.

Linha do tempo do Brasil Império - Primeiro e Segundo Reinado - Cronologia
A Independência do Brasil.

Primeiro Império.

Primeiro Reinado: independência, principais fatos, exercícios
D.Pedro I


História do Brasil
Primeiro Reinado foi o período da monarquia brasileira que se iniciou em 1822, após a independência do país. D. Pedro I governou o país até 1831, quando renunciou ao trono.
 Essa fase estendeu-se até 1831, quando o imperador D.Pedro I sai do Governo e deixa seu filho D.Pedro de Alcântara como seu substituto e inaugura-se o início do Segundo Reinado ou Segundo Império.

Bem, para aprendermos como era essa época, temos que de forma introdutória conhecer o antes, também alguns conceitos importantes e uma série de ideias.

Inicialmente vamos conceituar (dar Significado) : Forma de Governo ou Sistema de Governo.

Significa  em uma linguagem bem simples e prática: "MANEIRA DE GOVERNAR".
**Existiram e existe hoje também muitas Formas de Governar: Maneiras Republicanas, Democráticas, Ditatoriais, Teocráticas, Imperiais, Totalitárias, Absolutistas, etc.

Significado de Monarquia.

A Monarquia = Mono = Um e QUIA (GUIA) = Guiar
Portanto Monarquia quer dizer: "Um que Guia seu Povo" , porem existem ideias pouco aparentes nessas formas a saber:

Existem TIPOS (Qualidades) dessas Monarquias: São Muitas...

Exemplos:

Monarquia Teocrática:Quando quem Guia, governa a partir de ideias religiosas.
Podemos citar o Pais hoje Irã onde o Governante é um Líder Religioso ( Yatolá).

Monarquia Parlamentar: Caso da Antiga Inglaterra e do atual Reino Unido onde o Monarca 
Governava em conjunto com o Parlamento e tinha uma Lei ( Constituição ) que dava as Regras Legais para que o governo se realiza-se de forma mais Justa e democrática.

Monarquia Absolutista: Onde o Monarca Governava e dava satisfação de seus atos somente a Deus.
O Caso dos Primeiros países modernos que surgiram dos antigos Reinos Medievais e que já estudamos na Idade Média:Portugal, Espanha, França e a Inglaterra (daquele momento histórico0. Nesse Tipo Absolutista o povo não tinha nenhuma garantia e respeito por direitos e o monarca se considerava de certa forma de direito divino, escolhido por Deus para governar.

* Podemos observar que nas Monarquias Absolutistas o Povo é SÚDITO.
Nas Monarquia Constitucionais, o Povo é Cidadão, pois têm a Proteção de Leis que limitam o poder do Monarca.

AGORA voltando ao Primeiro Império do Brasil, como será que era?

*Vamos ver algumas ideias das Primeiras Monarquia dos Primeiros Três Países: Portugal, França e Inglaterra.

1-Todos nasceram na Forma Absolutistas, onde o Monarca Governava de Forma Absoluta
  ( Mandão!) MONARQUIAS ABSOLUTISTAS.

2-Na Inglaterra Obrigaram o Rei João "Sem Terra" a Assinar um documento que limitava o seu poder, ele tinha de governar com os Nobres e os Burgueses: Nasceu aí a "CARTA MAGNA" uma "Constituição" e o Rei teve seu poder reduzido e o Povo que era Súdito passou a ser Cidadão.

3-Na França teve de ocorrer uma Grande Revolução ( Revolução Francesa ) e também guerra para obter esse resultado, só que ao (De captar o Rei Luis XIV) acabaram com a Monarquia e estabeleceram uma forma de Governo conhecida como REPÚBLICA ( que iremos estudar no Módulo IV), mas  ocorreram tantos desencontros nessa República Francesa que teve de ocorrer uma intervenção Militar: Napoleão Bonaparte que acabou com a República e  estabeleceu o "IMPÉRIO" onde é claro ele era o IMPERADOR.
Como Napoleão combatia as Monarquia Absolutistas e dava um ar mais democrático ao seu governo, parecia ser Menos Absolutista.

4-Portugal nasceu Monarquia Absolutista até a época que a Rainha e toda a Corte de Nobres tiveram de se mudar para o BRASIL, fugindo de Napoleão Bonaparte.A Vinda dos "Reis" de Portugal para o Brasil mudou essa nossa terra, que deixou de ser um território português de exploração de  riquezas (Colônia de Exploração), para virar um Reino: Reino Unido do Brasil.
Quando Napoleão foi expulso de Portugal pelos Burgueses (Revolução do Porto), o Rei de Portugal que era D.João VI e que também era monarca no Brasil teve de voltar e ocupar o Trono lá em Portugal, só que agora Portugal era uma Monarquia Constitucional.
No Brasil o Filho do Rei D.João VI era o Jovem Pedro ( pedrinho), e que acabou fazendo a separação do Reino do Brasil da Monarquia Portuguesa. (Independência do Brasil.Não fez a Independência do Brasil por ser "BONZINHO", ao contrario, os brasileiros já estavam prestes a declarar o Brasil uma República, e essa atitude do Regente D.Pedro foi para garantir ainda o Brasil em mãos dos portugueses.


Porque será que D. Pedro não fez aqui no Brasil uma Monarquia Absolutista?

Bem, os tempos estavam mudando no Mundo e ele tinha de governar contentando tanto os portugueses do Brasil como os brasileiros natos, e para tal criou o "IMPÉRIO" que como o de Napoleão Bonaparte tinha um ar menos "MANDÃO", Criou até mesmo uma Constituição,...
Império do Brasil, onde o Imperador era ele, sim Dom Pedro I .

Assim vimos algumas ideias e fatos que esclarecem como começou o Primeiro Império, também aprendemos o significado de Sistema de Governo, os tipos no mundo e em especial o Sistema que foi a primeira Forma de Governo de nosso pais.
Em outras aulas veremos como era constituída as pessoas desse Reino e como viviam.

ATIVIDADE:

1-Saber o Significado de Forma de Governo ou Sistema de Governo?


2-Entender os Tipos Básicos de Monarquias: Absolutista, Constitucional e o que significou no início do Império a Forma: Império do Brasil.


Bom Trabalho!


Júlio Ay Leal.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA 71 E 72 O ISLÃ e a Expansão do Islamismo: A Conquista da Península Ibérica e as Guerras de Reconquistas: Formação de Portugal e Espanha.

HISTÓRIA EJA IDADE MÉDIA O SERVO

HISTORIA EJA INVASÕES BÁRBARAS