HISTÓRIA 71 e 72 Declínio Medieval e a Era Moderna.
03/08/20
Aula: 32
Assista ao Vídeo para Entender Melhor a Idade Média.
As Cidades/Universidades/Catedrais Medievais.
Cidade Medieval
Catedral Medieval
Universidade Medieval
A Idade Média é um período da história que cronologicamente foi iniciado em 476, com a desagregação do Império Romano do Ocidente, e finalizado em 1453, com a queda da cidade de Constantinopla. Esse período ficou muito caracterizado pela existência do feudalismo em certas localidades da Europa, além de uma forte influência da Igreja Católica sobre o cotidiano das pessoas.
Esvaziamento das cidades
Por ser um período muito longo da história humana, o conceito de cidade medieval muda de acordo com o período abordado. Com a desagregação do Império Romano e consequente início da Idade Média, as cidades da Europa Ocidental passaram por um período de esvaziamento, no qual ocorreu uma migração da população dos centros urbanos para a zona rural.
O esvaziamento das cidades resultou da desagregação do Império Romano, pois as zonas produtoras do império foram atacadas pelos povos germânicos em migração. Isso causou uma diminuição da produção, afetando o abastecimento das cidades e gerando fome. Além disso, as grandes cidades tornaram-se alvos desses povos germânicos interessados no saque.
Assim, a população urbana migrou para a zona rural para estar próxima das zonas produtoras de alimento e abastecimento e para fugir do saque e da violência trazidos pelos povos germânicos. Essa transição iniciou o processo de formação dos feudos medievais. Uma característica forte desse período foi a quase inexistência de comércio e circulação de moeda. O pouco comércio que existia, geralmente, acontecia entre feudos vizinhos e era realizado na base do escambo (troca)...
Fonte:
https://www.historiadomundo.com.br/idade-media/cidade-medieval.htm
O aparecimento das universidades na Europa Cristã por volta dos séculos XII e XIII está entre os principais acontecimentos da Idade Média. ... As primeiras universidades comumente citadas são as de Paris (França), Bolonha (Itália), Oxford e Cambridge (Inglaterra).
As Catedrais foram por excelência as obras de arquitetura e arte mais representativas da Idade Média ocidental cristã. Nelas a sociedade humana dessa época exprimiu e revelou toda a sua criatividade, profunda espiritualidade, capacidade técnica e talentos. Os castelos medievais e as maravilhosas Catedrais continuam de pé, desafiando os séculos (Ferguson, 1970, p. 220).
Paul Johnson (2003), historiador da arte, disse: “As catedrais medievais da Europa são as obras de arte mais talentosas da humanidade em todo o teatro das artes”..
Fonte: Trecho :
https://cleofas.com.br/as-grandes-e-numerosas-catedrais-da-idade-media/
ATIVIDADE:
Comentários
Postar um comentário