HISTÓRIA 91

A Guerra de Canudos

No governo de Prudente de Morais eclodiu um grande movimento de revolta social entre os humildes sertanejos baianos. O líder dos sertanejos era Antônio Vicente Mendes Maciel, mais conhecido como Antônio Conselheiro. Esse homem, senhor de fervorosa religiosidade, foi considerado um missionário de Deus pela vasta legião de sertanejos que, desiludidos das autoridades constituídas escutavam suas pregações político-religiosas.

Antônio Conselheiro era filho de uma família de pequenos proprietários, enfrentou as dificuldades desde cedo, perdeu o pai ainda jovem, então abandonou o estudo e fracassou como pequeno comerciante. Em 1870, abandonou o Ceará e foi para o norte da Bahia, onde começou a fazer pregações.




Conseguindo reunir um grande nº de seguidores, Antônio Conselheiro estabeleceu-se em Canudos, um velho Arraial no sertão baiano. Em pouco tempo, Canudos transformou-se numa das cidades mais povoadas da Bahia, com a população com cerca de 30 mil habitantes.





“Vestia um camisolão azul, sem cintura. Tinha cabelos longos como Jesus e barbas longas, nos pés calçava sandálias para enfrentar o pó das estradas… 

Fonte Revista Veja.


Profecias de Antônio Conselheiro

Em 1896 há de rebanhos mil correr da praia para o sertão; então o sertão virará praia e a praia virará sertão.
Em 1897 haverá muito pasto e pouco rasto e um só pastor e um só rebanho.
Em 1898 haverá muitos chapéus e poucas cabeças.
Em 1899 ficarão as águas em sangue e o planeta há de aparecer no nascente com o raio do sol que o ramo se confrontará na terra e a terra em algum lugar se confrontará no céu…
Há de chover uma grande chuva de estrelas e aí será o fim do mundo.
Em 1900 se apagaram as luzes.

Muita coisa divulgou-se sobre Antônio Conselheiro e sua gente. Diziam que Canudos era um lugar cheio de fanáticos, loucos, monarquistas e comunistas. Durante muito tempo, a história tradicional repetiu essas acusações como se fossem verdades absolutas, escondendo o principal motivo que unia os sertanejos de Canudo: a vontade de escapar da fome e da violência. Uma vontade concreta de lutar contra as injustiças do sertão.


...A História não termina aqui!


Pesquise os Fatos Históricos subsequentes, assista ao 

vídeo aula abaixo, e em seu caderno explique teu 

entendimento:!

ASSIISTA AO VÍDEO
Fonte Youtub Muller


Bom Trabalho!

JúlioAyLeal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA 71 E 72 O ISLÃ e a Expansão do Islamismo: A Conquista da Península Ibérica e as Guerras de Reconquistas: Formação de Portugal e Espanha.

HISTÓRIA EJA IDADE MÉDIA O SERVO

HISTORIA EJA INVASÕES BÁRBARAS