Curiosidades
Muitas vezes ou na maioria delas aprendemos a não Ver bem a Realidade, isso também ocorre com os Mapas, que nem sempre retratam fielmente as Informações.
O Verdadeiro Tamanho dos Países.
Normalmente os Países do Mundo Configurados em Mapa com Técnicas
MERCATOR distorce o Real Tamanho.
Isso pode ser observado em Mapas com Técnica Mercator:
Exemplo:
Mapa Mercatur

Globinho Escolar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/C/n/UK0aSyR7OdZUJwCo66sg/gall-peters-projection-sw.jpg)
Mapa mundi segundo projeção Gall-Peters — Foto: Wikimedia Commons
Mapa Sem Distorção.
Escolas públicas de Boston adotam mapa que corrige 500 anos de 'distorção', com mais destaque para África e América do Sul
Objetivo de diretores pedagógicos do distrito é mudar perspectiva eurocêntrica e colonizadora. Mapa antigo será mantido para comparação.
Estados Unidos e Europa são apresentados com contornos reduzidos, enquanto África e América do Sul ganharam novo destaque. Esta é a realidade dos novos mapas-múndi que escolas públicas de Boston, nos Estados Unidos...
Fonte:
LINK Abaixo Leva Você em Interessante aplicativo que pode ser utilizado para aprender como é realmete o tamanho dos países comparativamente e acabar om a distorção visual muito comum em Mapas Escolares de nossas práticas em nossas escolas no Brasil.
CLIC no LINK Abaixo e Divirta-se!
Gerardo Mercator

Gerardo Mercator | |
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Nascimento | 5 de março de 1512 |
Morte | 2 de dezembro de 1594 (82 anos) |
Nacionalidade | Belga |
Campo(s) | Cartografia |
Gerardo Mercator ou Gerardus Mercator, nascido Gerhard Kremer[1] (5 de março de 1512 — 2 de dezembro de 1594), foi um matemático, geógrafo e cartógrafo belga, notório pela projeção de Mercator.
Nascido na localidade de Rupelmonde, município belga de Kruibeke, em Flandres, Mercator estudou nos Países Baixos e depois em Lovaina, onde se fixou, dedicando-se à construção de globos e mapas. Nunca viajou muito, no entanto desenvolveu durante a juventude o interesse pela geografia como um meio de ganhar a vida. Em 1569, desenvolveu matematicamente a famosa projeção cilíndrica do globo terrestre, sobre uma carta plana, revolucionando a cartografia da época, embora apresentasse distorções. De fato as cartas tradicionais inspiradas nos trabalhos de Mercator e destinadas à navegação dão uma ideia errada das áreas ocupadas pelas diferentes regiões do mundo.[2]
A América do Sul, por exemplo, parece menor que a Groenlândia mas na verdade é nove vezes maior (17,8 milhões de km² contra 2,1 milhões). A Índia (3,3 milhões de km²) parece menor que a Escandinávia (1,1 milhões de km²). A Europa (9,7 milhões de km²) parece maior que a América do Sul, embora esta seja quase duas vezes maior. A projeção de Mercator permite introduzir outro tipo de projeção muito utilizada em cartografia; a UTM (Universal Transversa de Mercator), uma projeção cilíndrica transversa secante.
Fabricou em 1541 o seu famoso globo terrestre laxodrómico, com as laxodromias dos oito rumos, de cada quadrante, traçadas a partir de vários pontos situados em diferentes latitudes. A sua obra é considerada como um marco importante no processo de representação da Terra, a seguir aos Descobrimentos. O seu filho Rumold Mercator, concluiu a sua obra, publicando mais mapas em 1595, pouco depois da morte de Gerardo. Um exemplar desse precioso globo foi descoberto em Gante no ano de 1868. O Museu Mercator em Sint-Niklass, na Bélgica, tem uma exposição permanente com trabalhos sobre a vida e legado de Mercator.
Fonte:
Wikipédia.
Considerações:
Arte & História também depende de um bom conhecimento Geográfico.
Nesse sentido como TRABALHO de ARTES a Todas as Séries 61, 71, 72 e 91 temos a tarefa de comparar diferentes Países e verificar seus verdadeiros tamanhos, e isso de forma prática.Para tal deve observar os Países no Mapa Mercator que distorce e depois assistindo o vídeo The True Size of ou utilizando-se do aplicativo The True Size Of comparar países e finalizar com dois desenhos comparativos de países.
Colar os Desenhos no Caderno de Artes com a respectiva data.
No desenho Identifique o País e coloque sua Capital;
No desenho Identifique o País e coloque sua Capital;
Bom Trabalho!
Julio Leal
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